Cerca de 130 pessoas, representantes de várias dioceses de Minas Gerais participaram da 30ª Assembleia Regional Leste II sediada na cidade de Governador Valadares, entre os dias 12 e 14 de setembro.
O espaço que acolheu membros do clero e lideranças do Movimento do Cursilho de Cristandade da Região Leste II foi o Centro de Treinamento de Líderes, (Centrel), espaço no qual é coordenado pelo Grupo Diocesano do Cursilho de Governador Valadares – (GED).
O primeiro dia contou com missa de abertura, presidida por Pe. Anderson, na capela do Centrel, casa onde também já foi sediado o antigo seminário diocesano. Ao acolher os membros do movimento ele convidou os participantes a agirem como verdadeiros discípulos missionários onde estiverem, complementando as ações do clero na Igreja: “É fundamental que descubramos onde é que precisamos estar como testemunhos vivos. Vocês chegam onde nós padres não chegamos”.
Com grande alegria o coordenador do GED, Claudio Constantino partilhou sua chegada ao movimento do Cursilho, ao acolher os peregrinos: “Registro um fato importante. Há exatos 19 anos Governador Valadares sediou a 11ª Assembléia Regional onde eu tinha dois anos de cursilhista. Tive grande alegria de ver irmãos aqui hoje e coloco um desafio aos jovens: nós temos a responsabilidade de fazer este movimento trilhar por mais 40 anos”.
Foi neste mesmo clima de acolhimento e alegria que também tomou a palavra o coordenador Geral da Assembleia, Genésio José de Lima ao acolher e orientar os participantes sobre o evento. Ele também apresentou propostas e sugestões de homenagens à pessoas ilustres que fizeram parte e ajudaram o movimento do Cursilho, para aprovação dos líderes.
Também esteve presente o bispo diocesano, Dom Félix, que falou aos participantes sobre três pilares que deve ser levado em consideração ao buscar formação dentro do movimento: a formação querigmática, redescobrindo a pessoa de Jesus nos ambientes: “Uma pessoa apaixonada por Jesus tem condições de cativar mais os outros”, a formação metodológica, afirmando ser necessário aprender novos meios para evangelizar e a espiritual: “ O encantamento do querigma precisa ser alimentado com a espiritualidade de verdadeiros discípulos de Jesus Cristo”.
A Assembleia ainda contou compartilhas da representante Nacional do Movimento, Raimunda Nonata Crispim, que falou sobre o Tema: Formação de Discípulos para um novo Pentecostes e o Lema: Recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós para serdes minhas testemunhas até os confins da terra.
Além da composição da mesa da equipe diocesana, momentos de oração, partilhas, janta, noite cultural e posse da nova chapa diocesana aconteceram durante os três dias da Assembleia.
Veja alguns dos primeiros momentos da 30ª Assembleia na cobertura fotográfica da página oficial da diocese.