Teve início na terça-feira, 14 de novembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Com o tema Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários, o encontro reúne cerca de 180 participantes entre Bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, leigos(as), coordenadores de catequese, agentes e lideranças de pastorais, movimentos e organismos que atuam nas (arqui)dioceses do Leste 2.
A abertura da Assembleia teve a apresentação do relatório sobre atual configuração do setor catequético no Regional. A apresentação foi feita pela coordenadora da Catequese no Leste 2, Lucimara Trevizan. O relatório é fruto do trabalho da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética e mostra a caminhada na catequese nas (arqui)dioceses e no Regional nos últimos dez anos.
Após a apresentação, o participantes iniciaram as reflexões do tema central com a assessoria do Presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB Nacional, Dom José Antônio Peruzzo. A partir da metodologia ver, iluminar e agir, Dom Peruzzo apresentou o Documento 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários e falou dos desafios e perspectivas da Iniciação à Vida Cristã hoje.
Na manhã do dia 15 (quinta), os participantes retomaram as reflexões. A palestra de abertura abordou a Inspiração Catecumenal na Vida Pastoral. A assessoria esteve a cargo do Padre Vanildo de Paiva, sacerdote da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), mestre em Psicologia e Assessor para formação de lideranças nas áreas de Catequese e Liturgia.
A programação teve ainda momentos de partilha de experiências de Projetos Diocesanos de Catequese da Arquidiocese de Mariana e Pouso Alegre e apresentação de pistas para estudos sobre a elaboração de um projeto diocesano de Iniciação à Vida Cristã. À noite, os participantes se reuniram no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Imaculada Conceição para celebrar o Dia Mundial dos Pobres.
Via CNBB – Regional Leste 2