O Amor de Deus se derrama sobre nós. É esta a experiência do Natal, em que Deus vem ao nosso encontro, vem saciar nossa fome de pão e de paz. A celebração do Natal nos leva a contemplar mais de perto o Deus Menino, que entra na nossa história, e decide caminhar conosco, para nos revelar o Amor misericordioso do Pai.
Tendo como luz o Evangelho de Jesus e tendo como seu reflexo a Campanha da Fraternidade 2023, queremos que estas reflexões sobre o Natal nos ajudem a firmar no projeto do Reino de Deus, que é vida em abundância para todos. Jesus nasce em Belém, a Casa do Pão, nasce como Pão da vida, para alimentar o seu povo. Natal é um encontro com Jesus, que nos recorda a ação de Deus que, desde o Antigo Testamento, não deixa faltar o pão. Ele sempre promove a partilha e, por meio dela, vem a multiplicação, a fartura, e todos são saciados, pois o pouco com Deus é muito.
Queremos recordar que Jesus é o novo “maná”. Ele vem nos saciar com o pão da unidade, da fraternidade e da paz. Revela que somos também continuadores dessa sua missão: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. E nos adverte que, onde ainda há fome, injustiça, violência, guerras… é sinal de que o Reino de Deus ainda não chegou lá. Por outro lado, onde se busca a justiça, onde se promove a igualdade de direitos, onde o ser humano é valorizado e a vida humana tida como preciosa, eis que aí temos sinais da presença do Reino de Deus entre nós.
Neste Natal, Jesus vem ao nosso encontro, como “Pão da Vida”, que nos alimenta para a eternidade; e como “Pão dos Famintos”, pão da vida nova em abundância, esperança de todos nós. Que a celebração do Natal 2023 favoreça um verdadeiro encontro com Deus e, por meio das reuniões em família, nos aproxime de Jesus; além disso, nos humanize ainda mais, recuperando a fraternidade e a paz. Que o Natal nos faça ser outro Cristo e nos permita recriar em nós as atitudes de Jesus e o seu jeito de ser!