Na manhã de sábado do dia 09 de março de 2024, os coordenadores e representantes do Apostolado da Oração – Rede Mundial de Oração do Papa – de toda a Diocese de Governador Valadares se reuniram na Paróquia São Raimundo Nonato, em Governador Valadares, para um Encontro de Espiritualidade. O Encontro contou com a participação de lideranças de diversas paróquias e comunidades rurais e urbanas de toda a diocese. Essa manhã de espiritualidade foi conduzida pelo seminarista do terceiro ano de Teologia, José Victor Ferreira Santos.
Por meio de duas reflexões, foi um momento oportuno para a oração e o encontro com o Senhor por meio de sua Palavra. A primeira reflexão, fundamentada na passagem de 2º Coríntios 12, 7-10, abordou a necessidade de se entender como fraco e necessitado da graça de Deus. A fraqueza humana é pequena diante da grandeza que Deus realiza na vida de cada ser humano. É na fraqueza de Paulo que Deus atua, é também na fraqueza de cada homem e de cada mulher de nosso tempo que a manifestação da graça poderosa do Senhor acontece. Portanto, a nossa fraqueza é o lugar privilegiado da manifestação do poder de Deus. Conforme afirma o papa Francisco, por ocasião do Ano de São José, em 2020: “Muitas vezes pensamos que Deus conta apenas com a nossa parte boa e vitoriosa, quando, na verdade, a maior parte dos seus desígnios se cumpre através e apesar da nossa fraqueza”.
Na segunda reflexão, extraída da Carta aos Colossenses 3, 1-2.5-8.12-13, abordou a precisão do perdão. O perdão é o próprio rosto de Deus. Assim, perdoar é enxergar Deus no irmão e na irmã. O perdão ensina ao homem a se relacionar de modo maduro com o passado. Não é um puro esquecimento dos fatos; é sim perdoar e ser realista o suficiente para começar a ver o passado, o erro, com os olhos do presente, voltados, sempre, para o futuro. O perdão nos torna pessoas de suporte na vida do próximo. Este é o papel do apóstolo de Jesus Cristo: ser suporte para os que mais necessitam, principalmente pela oração e pela caridade. O Apostolado da Oração deve apresentar não a si mesmo, mas o próprio Cristo ao mundo. Por fim, às 11h00, o Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Félix, presidiu a Missa de encerramento concelebrada pelo Pe. Serafim Vinícius, Diretor Espiritual do Apostolado da Oração, e Pe. Raniere, Vigário da Paróquia São Raimundo Nonato.
José Victor Ferreira Santos – Seminarista






