O Instituto de Missionários Leigos – IMILE, por meio da Comissão para a Articulação e a Mobilização para a Evangelização, realizou na manhã do dia 30 de julho de 2023, domingo, visitas missionárias às famílias da Comunidade Santa Mônica, Paróquia Nª Sª de Guadalupe.
A abertura da missão se deu com a celebração da santa missa, e cerca de cinquenta missionários e missionárias ao todo – membros do Instituto de Missionários Leigos, membros do Boa Nova, do Grupo de Jovens Arcanjos de Cristo, de Guadalupe e outras lideranças de pastorais e movimentos foram enviados para a missão com as bênçãos do Pe. Douglas Henrique, Pároco da Paróquia Nª Sª de Guadalupe.
Após a missão, na qual mais de oitenta famílias foram visitadas, houve um breve momento de avaliação da ação missionária e alguns deixaram sua mensagem e, em seguida, foi servido um delicioso almoço na igreja matriz de Guadalupe.
“Foi a primeira vez que participamos desta missão de irmos até às casas, e percebemos a necessidade que cada pessoa tem de receber uma palavra, ou até mesmo só conversar sobre determinada situação que está acontecendo na sua vida e que alguém a acolha com as palavras. Foi uma missão importante, pois conhecemos realidades diferentes de pessoas que moram aqui na paróquia” (Maria Eduarda, Grupo de Jovens Arcanjos de Cristo).
“O que fica marcante nestas visitas missionárias é aquela família que a gente ao visitar fala ‘vocês chegaram na hora certa, foi Deus quem enviou vocês aqui na minha casa hoje’. Isto deixa na gente uma gratidão muito grande porque a família reconheceu que ali chegou um missionário que foi enviado por Deus, para confortar e animar aquela família naquele dia”. (José Gonzaga, coordenador da Comissão para a Articulação e a Mobilização para a Evangelização).
“É super importante este trabalho de visitas do Instituto de Missionários Leigos, pois também nos ensina a visitar. E como Vicentina, foi importante poque a gente vê que a realidade das comunidades são quase todas iguais, porque as famílias são muito carentes, precisando de muita ajuda e é uma forma da gente descobrir lá onde tá o sofrimento e esta comunidade está precisando de muita visita e até do poder público, porque não foi fácil fazer missão hoje”. (Das Dores, Conferência Nossa Senhora de Lourdes /Mãe de Deus)
“Como todas as ‘missões, esta missão deixa um significado: a carência do povo. O povo de Deus está carente de Deus, carente de afeto, carente de presença, não só da presença do padre, mas de todos nós. Está precisando de quem o ajude, o auxilie, precisando de uma mão amiga. Esperamos que esta missão tenha levado um pouco de conforto a estas famílias.” ( Wilson Gomes, membro do IMILE)
“É uma alegria poder participar desta família da Paróquia de Guadalupe e já iniciando meus trabalhos aqui e minha caminhada, pude experimentar mais de perto esta experiência significante que é a presença dos leigos missionários da nossa paróquia junto ao IMILE. Agradecemos aos missionários e aos membros das pastorais e movimentos da nossa paróquia que se empenharam nesta missão. Agradeço a cada família que nos acolheu, que abriu as portas e o coração para receber a Palavra de Deus. É uma alegria ser missionários. Papa Francisco diz que uma Igreja em saída tem que estar sempre em estado permanente de missão. É a nossa vocação ser missionários. Jesus saiu pregando, anunciando, curando, libertando e Ele deixou esta missão para todos nós também!” (Pe. Douglas Henrique Xavier).
Tudo para a maior glória de Deus!