A Comissão para a Liturgia da CNBB disponibilizou o roteiro para a celebração em família da Memória de São José Operário, dia 1º de maio de 2021. E orienta que seja escolhido na casa um local adequado para a família celebrar e rezar. Prepare a Bíblia com os textos a serem proclamados, um crucifixo, uma imagem de Nossa Senhora, outra de São José e uma vela a ser acesa no momento da celebração.
Para favorecer a participação na liturgia daqueles que não podem participar das missas presencialmente, a Comissão para a Liturgia da CNBB oferece o roteiro ‘Celebrar a Palavra em Família’. O material contém Leitura, Salmo e Evangelho da Memória de São José Operário, dentro da estrutura do rito de Celebração da Palavra.
A Memória de São José Operário foi instituída pelo Papa Pio XII no contexto do dia dos trabalhadores, celebrado em 1º de maio. Além de ser necessário para o sustento físico, o trabalho dignifica a pessoa humana e a faz a colaboradora de Deus na obra da criação e da redenção. São José é reconhecido como homem de profunda vida interior e zeloso trabalhador, tanto que o próprio Jesus era conhecido como filho do carpinteiro.