Amados irmãos, amadas irmãs!
Saudações em Cristo Jesus!
Hoje, 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Nesta oportunidade, quero refletir sobre a beleza do papel da mulher e do homem no plano divino.
A Igreja Católica, no seu Catecismo, ensina que Deus criou o ser humano, homem e mulher, à sua imagem e semelhança. Por isso, ele ocupa um lugar único na criação.
Portanto, o homem e a mulher são criados, isto é, são queridos por Deus: por um lado, em perfeita igualdade como pessoas humanas; e, por outro, em seu ser respectivo de homem e de mulher. Ser homem, ser mulher é uma realidade boa e querida por Deus: o homem e a mulher têm uma dignidade que lhes vem diretamente de Deus, seu Criador. O homem e a mulher são criados em idêntica dignidade, “à imagem de Deus”. Em seu “ser-homem” e “ser-mulher”, eles refletem a sabedoria e a bondade do Criador.
Deus não é, de modo algum, à imagem do homem. Não é nem homem nem mulher. Deus é puro espírito, não havendo nele lugar para a diferença dos sexos. Mas as “perfeições” do homem e da mulher refletem algo da infinita perfeição de Deus: as de uma mãe e esposa; e as de um pai e esposo.
Por isso, não se pode confundir entre si o masculino e o feminino, pois cada qual tem seus valores. As qualidades masculinas e as femininas precisam umas das outras. Cada um dos dois sexos possui igual dignidade; e, embora de maneira diferente, são imagem do poder e da ternura de Deus. Tanto o homem quanto a mulher deve chegar a reconhecer e aceitar sua identidade sexual.
Parabéns, Mulher, pelo seu Dia! Seja muito feliz! Que Deus a abençoe e proteja, hoje e sempre! Amém!