Amados irmãos, amadas irmãs!
Mais um ano se foi, por sinal um ano muito difícil em todos os sentidos, por causa da pandemia provocada pela Covid-19, que trouxe tantos transtornos para toda a humanidade: desde o isolamento social, o medo, a incerteza e a insegurança até a infecção com o coronavírus, a internação num leito de hospital, a intubação numa UTI e a morte de pessoas queridas, sem velório, sem sepultamento com a presença de familiares e amigos, sem possibilidade de se viver intensamente o luto como de costume.
É hora de receber o ano novo com alegria e esperança no coração. É hora de deixar o que foi ruim no passado e abraçar o futuro com coragem e otimismo. É hora de recomeçar, de renovar sentimentos positivos, de renascer velhos sonhos.
A chegada de um novo ano pode nos trazer sentimentos diversos: a quem teve um bom ano, o otimismo pode ganhar mais força, com a expectativa de que o ano novo será melhor; quem enfrentou muitas dificuldades recebe nova chance de deixar os problemas no passado e de renovar a esperança num futuro promissor.
O importante é reconhecer que Deus, na sua misericórdia, nos concedeu mais um ano de vida e agradecer-lhe por tudo: pelas alegrias e pelas tristezas, pelas vitórias e pelas derrotas, pelos avanços e pelos retrocessos. Do sofrimento e das lágrimas guardemos a certeza de que a elas sobrevivemos; dos erros guardemos a aprendizagem; das dificuldades guardemos o momento da superação; das incertezas guardemos o valor da fé e confiança em Deus; da solidão guardemos a importância da solidariedade; nas vitórias sejamos humildes; nas derrotas nunca desistamos.
Devemos sentir alegria e gratidão por mais um ano vivido e, apesar dos desafios enfrentados, o importante é que chegamos até aqui. E hoje somos mais experientes, mais fortes e mais sábios. Agora é tempo de encher o coração de otimismo e esperança; é tempo de recomeçar e de renovar, pois um novo ano começou e devemos vivê-lo e aproveitá-lo da melhor maneira possível, segundo o projeto de Deus. Que na alegria e na tristeza saibamos demonstrar que merecemos a confiança que Deus depositou em nós e, assim, nossa fé seja mais fortalecida!
Desejamos a todos um Feliz Ano Novo, cheio de saúde, amor, alegria e paz!