A chegada do ano novo traz a esperança de dias melhores para todos, vividos com saúde, alegria e paz, mas a realidade em que vivemos é outra, marcada pela desordem, violência e exclusão.
Atualmente, mais do que no passado, a busca da paz é necessária, pois a paz tem consequências sociais positivas. Devemos, pois, agir nos espaços possíveis, negociando caminhos de paz, até mesmo onde tais caminhos parecem impraticáveis.
É importante reconhecer, sempre mais, não o direito da força, mas a força do direito, que é o caminho de esperança apropriado às circunstâncias históricas atuais: chegar à solução dos desentendimentos entre as pessoas através da escuta e do diálogo; e chegar à solução das controvérsias entre as nações através das negociações, evitando que elas se degenerem em conflito armado como tem acontecido.
A paz só será possível no mundo quando as pessoas cultivarem a paz no coração para poderem semeá-la à sua volta, nos mais variados ambientes: na família, no trabalho, na escola, no lazer, na comunidade, no quarteirão, no bairro, na cidade e com os amigos.
Desejo a todos um FELIZ ANO NOVO, repleto de saúde, alegria, amor e paz!
Governador Valadares, janeiro de 2024.