Ouça a mensagem e a reflexão de Dom Félix para este dia 07 de setembro de 2021.
Amados irmãos, amadas irmãs!
Hoje, Sete de Setembro, comemoramos o Dia da Pátria. Esta data deve inspirar em cada brasileiro o reconhecimento de que todos são irmãos, inclusive daqueles com quem não se concorda.
Essa verdade precisa ser levada em conta para que seja possível a reconfiguração da interioridade de cada um frente a um contexto no qual o nosso País está sendo contaminado pela raiva e pela intolerância. Em nome de ideologias, muitos se dedicam a ofensas, chegando ao absurdo de defender o armamento da população. Quem se diz cristão deve ser agente da paz e a paz não se constrói com armas. Somos todos irmãos.
Os ensinamentos do Papa Francisco na Fratelli Tutti devem inspirar cuidados com os que sofrem. A fome é realidade de quase 20 milhões de brasileiros. Aquele pai que não tem alimento a oferecer para os filhos é seu irmão, nosso irmão. Do mesmo modo, a criança e a mulher feridas pela miséria são suas irmãs, nossas irmãs.
Conclamo os fiéis católicos, os demais cristãos e as pessoas de boa vontade a não ficarem indiferentes à realidade que mistura desemprego e alta inflação, num contexto agravado pela pandemia, situação que acentua as exclusões sociais. A saída para esse caos está na urgência de implementar políticas públicas para a retomada da economia e a inclusão dos mais pobres no mercado de trabalho.
Não podemos descuidar da nossa Casa Comum (o meio ambiente). Levemos a sério o alerta dos cientistas brasileiros sobre a gradativa diminuição nos mananciais de água potável no Brasil. A exploração desmedida e irracional do solo, com a derrubada de florestas, está levando à escassez de água em nossas torneiras. Não podemos deixar que o Brasil, reconhecido internacionalmente por ser um país rico em recursos naturais, seja devastado e se torne uma terra arrasada.
Ressalto aqui a importância do dia Sete de setembro como caminho para contribuir em vista do exercício qualificado da cidadania, por meio da participação cidadã na política, reivindicando direitos, com liberdade, em vista do fortalecimento das instituições que sustentam a Democracia.
Não se deixem convencer por quem agride o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. A existência de três poderes impede a existência de totalitarismos. Não dá para aceitar, independentemente das convicções político-partidárias de cada um, agressões aos pilares que sustentam a democracia. Agredir, eliminar, hostilizar, ignorar ou excluir, são verbos que não combinam com um sistema democrático.
Conclamo a todos ao respeito à vida em geral e à vida de seu semelhante. A intolerância nos distância da Justiça e da Paz e nos afasta de Deus. Somos todos irmãos. Nesse Dia da Pátria rezemos para que o Brasil encontre um caminho para superar suas crises. Rezemos também pelas vítimas da Covid-19. Lembremo-nos de que o bem não é uma conquista consolidada, mas uma construção permanente, que demanda nossa dedicação a cada dia.