“Viva Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida!
Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida!”
A Festa litúrgica, que celebramos hoje, dia 12 de outubro, recorda a proteção da Virgem Maria, sua presença materna e consoladora, experimentada por três pobres pescadores, no início de nossa história nacional, há mais de 300 anos.
As redes vazias dos pobres quase se romperam pela abundância de peixes, após o ‘aparecimento’ da imagem enegrecida da Imaculada Conceição. Desde então, aquela imagem recorda ao povo brasileiro a presença materna da Mãe de Deus na nossa história e na nossa terra.
Por isso, nesse dia em que comemoramos a Aparição da Imagem da Imaculada Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul, querida Mãezinha, ouso fazer-lhe esta humilde, mas confiante oração:
“Virgem Mãe Aparecida, Mãe de Deus e nossa! Vela pelo povo brasileiro, acolhe nosso brado filial! Intercede com tua oração materna por nossos governantes: que sejam honestos, justos, servidores do bem comum, sobretudo dos mais necessitados!
Senhora Aparecida, seja consolo para quem chora, força para quem se encontra desanimado, inspiração e encorajamento para os pobres, saúde para os enfermos e rosto maternal de Deus para todos nós! Vela pelas crianças, mantém na harmonia as famílias de nossa Pátria, vela pela paz no campo e nas cidades!
Ó Mãe Aparecida, protege a Igreja em terras brasileiras! Roga pelo clero, pelos religiosos, pelas religiosas, pelos agentes de pastoral leigos e por todo o povo de Deus!
Ajuda-nos, Mãe de Deus e nossa Mãe, a construir um Brasil mais cristão, mais justo, mais pacífico e solidário! E que, por tuas preces maternas, jorre para nós o vinho bom da alegria e que sejamos todos, um dia, herdeiros do Reino dos céus. Amém!