MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO: Cultivando a Esperança para Além do Jubileu
Prezados irmãos e irmãs em Cristo,
Ao nos aproximarmos do Santo Tempo do Natal, nossos corações se enchem da alegria que brota do nascimento do Salvador, a verdadeira luz que ilumina nossa vida. Este ano, a celebração é ainda mais especial, pois coincide com o encerramento do Ano Jubilar “Peregrinos de Esperança”, um período de graça extraordinário que o Papa Francisco nos convidou a vivenciar intensamente.
Como “Peregrinos de Esperança”, percorremos um itinerário de fé e conversão, buscando reavivar em nós o desejo dos bens celestes e encontrar Jesus, a “porta” da salvação. O Jubileu nos recordou que a esperança cristã é uma confiança inabalável no amor de Deus, que nunca falha, mesmo diante dos desafios do mundo, como conflitos e incertezas. Fomos chamados não apenas a ter um sentimento de esperança, mas a ser suporte e apoio para aqueles que mais precisam.
Agora, ao celebrarmos o Natal e nos prepararmos para a chegada do Ano Novo, somos convidados a levar a chama dessa esperança adiante. O encerramento deste Ano Santo em janeiro de 2026 marca o fim de um período de celebração, mas o início de uma nova fase na qual devemos continuar a ser construtores da paz e testemunhas da misericórdia de Deus em nosso cotidiano.
Que o Menino Jesus, que é nossa esperança viva, renasça em nossos corações, lares e comunidades, trazendo paz, saúde e harmonia! Que cada dia do próximo ano seja uma oportunidade renovada de colocar em prática os aprendizados do ano jubilar que termina, transformando estruturas pessoais e sociais para um mundo melhor.
Desejamos a todos um Santo Natal e um Feliz Ano Novo repleto de novas conquistas e da realização dos sonhos, sempre firmes na certeza de que “a esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Em união de orações,
Dom Antônio Carlos Félix – Bispo Diocesano