Por ocasião da Festa de Cristo Rei, no último domingo do Ano Litúrgico, celebramos a vocação leiga, a base originária de todas as vocações cristãs. Em nossa origem todos somos leigos, pois nascemos e renascemos assim pela água do batismo. Pelo batismo somos inseridos na grande família de Deus que é a Igreja.
Antes de qualquer outro sacramento, recebemos o sacramento do batismo, que nos torna todos iguais perante o Deus Uno e Trino. Com o batismo nós nos tornamos discípulos missionários de Cristo, temos todos em comum o mesmo Evangelho de Jesus, que deve ser vivido com radicalidade por todos nós, antes mesmo de assumirmos nossa vocação específica no plano de Deus.
Hoje, nossa homenagem, reconhecimento, gratidão e oração é para quem assume especificamente a missão laical em sua vida pessoal, familiar e profissional, na Igreja e na Sociedade. Nossa homenagem é para todos vocês que são chamados a ser sal da terra e luz do mundo, que coordenam nossas comunidades eclesiais, exercem o ministério da Catequese, animam nossas celebrações litúrgicas, atuam como ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, visitam os doentes e abandonados, ajudam os pobres, animam e confortam com suas palavras e amizade os que passam por dificuldades, compartilham a mensagem de Jesus e entusiasmam seus irmãos e irmãs no seguimento de Jesus.