A Igreja, como Mãe e Mestra, proporciona-nos dois dias especiais e um mês para reverenciarmos a Bíblia como pilar da comunidade eclesial missionária.
No Brasil, desde 1947, comemoramos o Dia da Bíblia em 30 de setembro. Nos últimos anos, por motivos pastorais, o Dia da Bíblia é celebrado no último Domingo de setembro. O Papa Francisco, pensando na Igreja, presente e atuante no mundo todo, instituiu o 2º Domingo do Tempo Comum como Domingo da Palavra de Deus, para fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras.
Após o Concílio Vaticano II, a Bíblia se tornou uma das principais fontes de renovação da Igreja. Em 1978, a CNBB aprovou setembro como “Mês da Bíblia”, com o objetivo de intensificar a presença da Palavra de Deus na ação evangelizadora; criar subsídios bíblicos nas diferentes expressões de comunicação e facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, as pessoas e as comunidades. A cada ano, aprofundamos a mensagem viva e atual de um dos livros bíblicos fortalecendo a perseverança na vida das comunidades. Deve ser empenho de todos, clero e fiéis, valorizar esta proposta evangelizadora que ajuda a colocar a Palavra em seu devido lugar em nossa caminhada eclesial.