Em todas as Paróquias da Diocese de Governador Valadares, no dia 07 de setembro, foi celebrada a Missa de Sétimo Dia em sufrágio da alma de Dom José Gonçalves Heleno, cuja Páscoa definitiva ocorreu em 1º de setembro de 2021. Na Catedral, a Missa foi celebrada às 06h30, tendo sido presidida por Dom Félix e concelebrada por Pe. Luiz Márcio, Pe. Vidal e Pe. Marcus Vinícius, com a participação dos seminaristas da Teologia e da Filosofia e de bom número de fiéis. Pe. Vidal proferiu a Homilia e Pe. Luiz Márcio fez a leitura da Mensagem de Condolências do Papa Francisco e do Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, dirigida a Dom Félix e ao povo de Deus desta Diocese.
Homilia de Padre Vidal na Missa de Sétimo Dia de Dom José Heleno em 07/09/2021
Senhor Bispo diocesano Dom Antônio Carlos Félix, Caros Padres Luiz Márcio e Marcus Vinicius, prezados diáconos, seminaristas, Irmãos e Irmãs e ouvinte da radio Mundo Melhor.
Assim rezou Jesus dizendo: “Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver”.
Com esta celebração eucarística, fazemos memória do nosso muito querido Dom José Heleno, segundo Bispo diocesano de Governador Valadares e no sétimo dia de sua páscoa definitiva. Natural de Cipotânea, MG, Dom José Heleno fez seus estudos em sua terra natal e no Seminário Menor de Mariana (MG). Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José, também em Mariana. Foi ordenado presbítero, em Mariana, por Dom Daniel Baete, bispo auxiliar de Mariana, em 1952, exercendo seu ministério nas paróquias de Rio Espera, Desterro do Melo e Mercês. Foi sagrado Bispo em Mercês (MG) no dia 18/10/1976 por Dom Oscar de Oliveira, arcebispo de Mariana. Sua chegada a Governador Valadares aconteceu no dia 03 de novembro de 1976, como bispo coadjutor auxiliando Dom Hermínio Malzone na diocese. Em 07/12/1977, com a renúncia de Dom Hermínio ao governo da Diocese, Dom José Heleno tornou-se Bispo titular, exercendo seu Ministério Episcopal em Governador Valadares (MG) até o ano 2001.
Aos 19 de julho de 1995, Dom José Heleno foi nomeado por São João Paulo II, Administrador Apostólico da Diocese de Guanhães, exercendo seu Ministério concomitantemente nas duas dioceses, no período compreendido até 16/05/1998. Desde sua renúncia ao governo da Diocese de Governador Valadares em 2001, devido às complicações de saúde, Dom José Heleno residia em Caratinga – MG. Homem discreto e simples nos costumes. Com sua voz sóbria, falava mais com os olhos. Com autoridade moral e espiritual, governou e amou profundamente a sua Igreja de Gov. Valadares.
Ao ser ordenado Bispo, a Igreja vivia com intensidade o sopro do Espirito vindo do Concilio Vaticano II, assimilando na integralidade as definições conciliares. Em seu brasão episcopal lemos: “Anunciar as riquezas de Cristo”, assim o fez dando estrutura e promovendo o serviço de animação vocacional, atenção especial aos presbíteros e ao serviço das diversas paroquias e comunidades que foram criados em seu governo pastoral.
. O mesmo vigor pastoral, fez nascer uma liderança de leigos e leigas extraordinários.
. As obras sociais foram consolidadas no serviço da caridade
. A rádio Mundo Melhor, foi ampliada e tornou-se o instrumento de evangelização com excelência.
. O zelo pelo Templo e os demais espaços das comunidades paroquiais o levava a dizer “Capricho com a Casa de Deus” … Para o Mestre O Melhor!!
. Mas a vida nos toma de surpresa… e assim aconteceu, depois de um agressivo derrame cerebral, por 21 anos viveu no silêncio orante. E no último dia 01/09 fez sua páscoa definitiva.
Amado pastor, gratidão!
Interceda por nós, na certeza das palavras de Jesus, quero que estejas comigo, aqueles que me destes. Em tempo, ao nosso estimado Dom Emanuel Messias, Bispo de Caratinga, e filho da Igreja de Valadares, o nosso muito obrigado pelo cuidado com Dom José.
Amém.