Qual texto bíblico as Comunidades Eclesiais Missionárias procuram escutar, vivenciar, celebrar e anunciar? De preferência, um texto da liturgia dominical. No primeiro triênio de encontros comunitários, tem-se os evangelhos por guia. Jesus se faz o Mestre dos membros da comunidade. A próxima sequência de textos é definida pela primeira leitura das celebrações dominicais, favorecendo-se uma releitura cristã de vários textos do Antigo Testamento. O triênio seguinte é dedicado aos textos da segunda leitura dominical, como referência para a oração, estudo e vivência.
Como aproximar-se do texto bíblico nos encontros das Comunidades Eclesiais Missionárias? Há diversos modos de abordar um texto. A comunidade toma o texto com espírito de fé, escutando a Palavra de Deus que alimenta a vida dos discípulos missionários de Cristo. A Leitura Orante se apresenta como a primeira abordagem comunitária da Palavra. Ela precisa encontrar ressonância nos corações dos membros da comunidade e, indo além do encontro, gerar um testemunho autêntico, em diálogo com a vida. A Palavra gera conversão e vida nova, com testemunhos simples e cotidianos, partilhados também em comunidade.
A formação contínua e gradual, em que a Leitura Orante da Palavra é sempre proposta e vivenciada, dispõe para uma integração maior com as questões do cotidiano, ajudando a superar visões reducionistas da Palavra de Deus. A partir de um maior interesse pela Palavra de Deus, podem ser organizados nas paróquias e dioceses semanas bíblicas, retiros espirituais, cursos bíblicos. O nível de adesão à Palavra de Deus pode ser verificado pelo valor que se dá ao silêncio, na liturgia, em momentos de retiro, oração pessoal ou comunitária. Redescobrir a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja significa também redescobrir o sentido do recolhimento e da tranquilidade interior. Um maior conhecimento das Sagradas Escrituras qualifica o diálogo ecumênico, que incluirá, sempre mais, proposta de vivência comum da caridade e a busca da verdade.