Aconteceu no dia 10 de março, no Instituto Dom Hermínio Malzone Hugo, uma tarde de formação sobre a PASTORAL DIOCESANA DO POVO EM SITUAÇÃO DE RUA de Governador Valadares para os discentes Gabriel Brito e Wellington Pereira, do 1º Ano/2023 da etapa da Configuração (Teologia).
O encontro foi ministrado pelo Diácono Romério e Sr.ª Marinalva, atualmente coordenadores da Pastoral supracitada. Este momento formativo foi proposto pelo Docente, Pe. Lucas Henrique que leciona a matéria – Pastoral Fundamental. Durante a roda de conversa os alunos tiveram contato com a história do movimento, que se tornou um projeto, que visa cuidar e dar dignidade às pessoas que se encontram em situação de rua e também aos trabalhadores/coletores de materiais recicláveis. No âmbito Eclesiológico é sempre a partir da pessoa de Jesus Cristo que se desenvolve os trabalhos pastorais, tendo como guia as orientações da Igreja no que tange a doutrina social, magistério, além das conferências Latino Americana e Caribenha que assumiu desde a assembleia de Medellín 1968 o pobre como lugar teológico: na pessoa do pobre encontra-se o rosto sofrido de Jesus que padece por justiça e igualdade. O que apesar do tempo, ainda persiste, o pobre continua sendo humilhado e maltratado, tendo seus direitos violados, o que se reflete no rosto de cada pessoa na triste realidade das ruas.
Por fim, os agentes pastorais falaram de forma bem clara e precisa de qual é a missão da pastoral: “Ser presença junto à população em situação de rua e aos catadores de materiais recicláveis que vivem no contexto urbano; reconhecer e celebrar os sinais de VIDA presentes em sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de vida, além do mais primordial que é tratá-los e cuidá-los como filhos e filhas de Deus que são.