Natal é a celebração do amor de Deus. Ele nos encoraja para o compromisso com a defesa e a promoção da vida, superando toda violência, aprofundando a justiça e a solidariedade e construindo a verdadeira paz.
No desejo de paz entre as pessoas e os povos, independente de raça, idade, cor, sexo, religião, posição social, estendemos nosso olhar sobre a humanidade, recordando que o Mistério da Encarnação, ora celebrado, nos impulsiona a levar o anúncio de paz aos corações, em todos os dias do Novo Ano.
Numa sociedade que exalta a competição, a eficiência, o lucro e o sucesso, cabe a nós cristãos e às pessoas de boa vontade a exigente missão da busca incansável de caminhos que garantam convivência solidária. É chegado o tempo da promoção efetiva da dignidade de toda pessoa e da educação para a partilha fraterna como uma forma de combate à ânsia desenfreada de acumulação de bens com o ideal evangélico da humildade e do serviço.
Com muita preocupação estamos acompanhando o desenrolar da crise política e econômica em nosso País, deixando-nos preocupados com o perigo de uma forte recessão que causaria desaquecimento da economia, desemprego em massa e muita miséria. Rezemos para que os nossos governantes deixem de lado os seus interesses particulares ou dos grupos que representam, tomem decisões sábias e sensatas e ajam com rapidez e vontade política para debelar as causas dessa crise política e econômica e seus efeitos prejudiciais para todos nós.
Natal é tempo de esperança. Com certeza, ter esperança não é ignorar ou negar o que acontece, nem as graves dificuldades, aparentemente sem saídas, com as quais deparamos, porque Deus não deixa ninguém desamparado, sem incorporá-lo a seu desígnio de amor e graça.
Em sintonia com o espírito natalino, desejamos que você tenha um Feliz Natal e um Ano Novo repleto das bênçãos de Deus, com muita saúde, amor, alegria e paz.