O anúncio da Palavra destina-se também ao fortalecimento de nossa fé quanto ao Mistério Eucarístico. É o próprio Jesus que, no Pão e no Vinho, faz-se Carne e Sangue, verdadeira comida e verdadeira bebida, para nos alimentar e fortificar a nossa fé. A mesa da Palavra e a mesa da Eucaristia estão intimamente relacionadas: uma indica a necessidade da outra. Ao acolher com fé e gratidão a Palavra de Deus e o Pão da vida, ficamos fortalecidos para dar razão de nossa esperança.
Concluímos com um trecho da Exortação Apostólica Verbum Domini, de 30 de setembro de 2010: “A Eucaristia abre-nos à inteligência da Sagrada Escritura e esta, por sua vez, ilumina e explica o mistério eucarístico. Com efeito, sem o reconhecimento da presença real do Senhor na Eucaristia, permanece incompleta a compreensão da Escritura. Por isso, à Palavra de Deus e ao Mistério Eucarístico, a Igreja estabeleceu que, sempre e em todo lugar, se tributasse a mesma veneração, embora não o mesmo culto. Movida pelo exemplo de seu Fundador, nunca cessou de celebrar o Mistério Pascal, reunindo-se no mesmo lugar para ler, ‘em todas as Escrituras, aquilo que lhe dizia a respeito’ (Lc 24, 27) e atualizar, com o memorial do Senhor e os sacramentos, a obra da salvação” (VD 55).
Portanto, existe uma profunda relação entre o Pão da Eucaristia e o Pão da Palavra. É a Palavra que prepara e torna intima a celebração eucarística. A Palavra proclamada nos introduz no Mistério do Pão da vida e o Pão nos introduz no Mistério da Palavra. O Jesus do Evangelho é o mesmo que está presente na Eucaristia, Ele “é o mesmo ontem, hoje e sempre”, é o Jesus de Nazaré, que percorreu toda a Palestina anunciando a Boa Nova do Reino de Deus.
Maria, “Mãe da Eucaristia”, interceda por nós, junto do seu Filho Jesus, “Pão vivo que desceu do céu”, vida para quem caminha nesse mundo, a fim de que tenhamos mais amor pelo Pão da Palavra e pelo Pão da Eucaristia! Amém.
Dom Félix
Fonte: Artigo “A Amizade com Jesus na Palavra e na Eucaristia” (31ª Parte).