O rompimento nas barragens da Samarco no município de Mariana não afetou somente aquela região, afetou a vida de dezenas de cidades da bacia do Rio Doce. A cidade de Governador Valadares está vivendo há uma semana uma grave crise de falta de água, por que não se pode captar água do Rio Doce para consumo humano, devido à imensa quantidade de lama contendo metais pesados e tóxicos que correm pela calha do rio, sem nenhuma previsão de quando ela passará totalmente.
Por isso esperamos que as autoridades competentes tomem medidas urgentes para restabelecer minimamente o fornecimento de água nas casas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), usando caminhões pipa e coletando água em outros rios próximos a cidade.
Pedimos também a população de Governador Valadares muita calma nesta hora, severe a economia de água e a verdadeira solidariedade, sobre tudo para socorrer os pobres, idosos, enfermos, crianças e as pessoas com algum tipo de deficiência grave.
Em primeiro lugar, independente de ideologia, religião ou partido político, temos de nos unir em vista de uma solução provisória para escassez de água em nossa cidade, até que seja possível uma solução definitiva.
Contamos com a colaboração de todos, das autoridades competentes e da população, das autoridades que devem agir rápido, mas com eficiência e sabedoria, da população que deve ter muita calma e cooperar no que estiver ao seu alcance.
Obrigado a todos, fiquem com Deus.
Dom Félix
Bispo da Diocese de Governador Valadares
12/11/2015
Foto: Reprodução/Internet