O ECC é um instrumento de evangelização por ser um serviço da Igreja para evangelizar a família e despertar os casais a participarem das pastorais na paróquia.
O ECC é um serviço às famílias, feito por casais e para casais, com o objetivo de despertá-los para uma vida conjugal e familiar mais santa. Não é um movimento apostólico nem visa prender a si os casais.
O ECC é desenvolvido em três etapas, que estão interligadas entre si e que possuem características e finalidades próprias, de modo que uma etapa prepara a outra.
A 1ª etapa é a etapa do Encontro, momento evangelizador; é o despertar, o convite aos casais afastados da Igreja.
A 2ª etapa é a etapa do Reencontro, momento catequético e de aprofundamento; é uma proposta de compromisso para os casais já engajados e para os que desejam se engajar.
A 3ª etapa é a etapa do Compromisso, momento transformador; é para os casais que buscam mudar as estruturas injustas da sociedade.
O ECC é um serviço eclesial que visa: evangelizar a família, Igreja doméstica e Santuário da vida; e preparar os casais cristãos bem constituídos para sua participação na ação pastoral e evangelizadora da Igreja nas paróquias.
Para que o ECC seja de fato um instrumento de evangelização, ele deve ajudar a família a se tornar uma comunidade de pessoas que se amam como Deus nos ama.
A prática do amor é sustentada por cinco pilares fundamentais, complementares e inseparáveis: doação, compreensão, compaixão, perdão e correção.
Quem ama se doa à pessoa amada e para o bem dela. Quem ama compreende a pessoa amada, porque ela está triste ou alegre, animada ou desanimada. Quem ama tem compaixão da pessoa amada, coloca-se no lugar dela para entender as suas dificuldades. Quem ama perdoa a pessoa amada quando esta lhe ofende, desconsiderando a ofensa e continuando a amá-la ainda mais. Quem ama corrige fraternalmente a pessoa amada, a fim de que ela mude de vida e não se prejudique a si mesma nem a sua família e os seus amigos.