Advento é um tempo de preparação e alegria, que nos convida a celebrar o nascimento de Cristo na gruta do nosso coração e nos estimula a continuar esperando sua segunda vinda gloriosa, no final dos tempos. Jesus é Deus, que se fez carne e veio habitar entre nós. O Senhor veio até nós, em carne e osso, como nós somos, menos no pecado. Quanta honra! É um tempo propício, para que arrependamos de nossos pecados, abandonemos atitudes ruins e condutas más. Momento para deixar o amor conduzir nosso ser, a fim de que promovamos a paz e a fraternidade, a justiça e o amor. Época favorável, para tentar abandonar vícios e más inclinações. Tempo de perdão e de reconciliação, de esperança e de alegria, de discernimento e de humildade, de vigilância e acolhimento, tempo de conversão! O que você está esperando? Saia dos bastidores, para tornar-se protagonista de sua vida, de sua história!
Para acolher Cristo, é necessário esvaziar os espaços ocupados pela indiferença e pelo rancor, pelo ódio e pela maldade, a fim de que Jesus preencha todo o nosso ser com o que edifica, alegra, pacifica, transforma, inclui. Mesmo com a dor da perda de muitos familiares e amigos por complicações do coronavírus, de outras enfermidades ou por qualquer causa, é preciso fazer um esforço e deixar Deus preencher o espaço vazio, que pessoas amadas deixaram em nossa vida, quando partiram deste mundo. O que você está esperando? Acredite que você pode superar traumas e ressignificar coisas, transformando experiências traumáticas em aprendizado e dores em motivação! Cremos na vida eterna, mas dói no corpo e na alma a despedida de pessoas tão próximas e queridas. A dor faz parte da vida, mas nem sempre é fácil suportá-la. Por isso, Deus veio até nós, para nos ensinar a viver com Ele, por Ele, n’Ele, pois sabe que somos frágeis pecadores, totalmente dependentes de sua graça, força e misericórdia.
Quando você se sentir incapaz de perdoar quem te persegue, humilha e ofende, lembre-se d’Aquele que não pecou e só fez o bem, mas foi perseguido, humilhado, ofendido e pregado numa cruz. Você pode amar, abra-se ao amor! Você pode perdoar, abra-se ao perdão e à reconciliação! Você pode ser melhor, mais justo e fraterno! Mesmo que tenha sido criado em um lar abusivo, não seja propagador dos abusos que sofreu. Se não foi amado pelos seus semelhantes, você foi e é amado pelo Senhor. Aprenda a amar, aprenda a cuidar! O que você está esperando? Não espere mais: deixe Jesus nascer em seu coração, para que você seja testemunho de amor, justiça e paz para seus semelhantes, neste mundo tão cruel e competitivo! Apesar de tantos problemas e aborrecimentos, você pode ser diferente e fazer a diferença, para melhor!
Abra seu coração, para acolher aquele que é manso e humilde, leve e suave, pão da vida, luz do mundo, bom pastor, porta das ovelhas, videira verdadeira, ressurreição, caminho, verdade e vida! Em Jesus, você encontrará razões para continuar perseverando neste mundo, com dignidade e fé, apesar da dor e da enfermidade, do luto e do pranto, das adversidades e das provações. Nunca foi e nem será fácil continuar vivendo, depois de sepultar pessoas e sonhos, mas é possível, se você se dispuser a abrir o coração, para que Jesus, nosso Salvador, o liberte de tudo o que o impede de amar, perdoar e servir! Promova a paz, leve o amor e ame, pratique a misericórdia e acolha com misericórdia, respeite as diferenças, seja fraterno! O que você está esperando? Você pode, você consegue, desde que deixe Cristo nascer, permanecer, governar e fazer morada em seu coração. Abençoado Natal e Feliz 2022!