Em 07 de setembro de 2022, comemora-se 100 anos da primeira transmissão do Rádio no Brasil, nos festejos dos 200 anos da Independência.
Desde a primeira transmissão, a partir do Corcovado no Rio de Janeiro, o rádio desempenha um papel significativo no campo da cultura e da educação, tornando-se indispensável em determinados momentos, tanto na zona urbana, quanto na rural.
Na Diocese de Governador Valadares, a Rádio Por um Mundo Melhor, da Fundação João XXIII, desde sua criação, no dia 02 de junho de 1960, por Dom Hermínio Malzone Hugo, vem colaborando com a evangelização do Vale do Rio Doce, sendo este o seu principal objetivo: levar a Palavra de Deus e o entretenimento às famílias – como disse Dom Hermínio na inauguração da rádio: “A Rádio Por Um Mundo Melhor é para a comunicação entre nós e colocar ao serviço de Deus e da comunidade este meio eficiente de união, congraçamento, fraternidade e amor, e só disto o mundo precisa”.




Vale ressaltar que, com a chegada da Televisão e da Internet, muito se falou a respeito da extinção do rádio a nível global; no entanto, ele permanece presente no dia a dia das pessoas.
A cada nova época, em cada novo tempo, passando da pilha à bateria, até chegar à eletricidade, e hoje, na era digital, o rádio se reinventa.
Hoje, as pessoas ouvem rádio não só em casa, no carro, no trabalho, no lazer, mas no celular por meio de aplicativos e nas plataformas digitais: ouvindo podcasts, músicas, notícias, esportes, programas de evangelização, entre outros.
Um dos fatores que justifica tal permanência da rádio se dá pela afetividade, pois o rádio tornou-se familiar. Com isso podemos dizer que o rádio fez, faz e, pelo que tudo indica, continuará a fazer parte do imaginário, da cultura brasileira.
Parabéns a todos que fazem do rádio o rádio!