No dia 24 de setembro de 2020, às 20h00, foi promovido pela Pastoral Familiar Diocesana uma palestra online sobre o tema “SUICÍDIO: UM CHAMADO À SAÚDE”, proferida pela psicóloga Érica Frois, que é especializada em terapia cognitiva aplicada à família.
Ela abordou alguns sinais comportamentais por meio dos quais a família e os amigos podem perceber a intenção da pessoa e podem prevenir o suicídio.
Diante de tais comportamentos de alguém, Érica orientou três atitudes: que a família converse, sem julgamento, num momento calmo e apropriado; que fique em constante contato; que proteja e busque o apoio profissional.
“O coronavírus está afetando a saúde mental de muitas pessoas. Estudos recentes mostram um aumento da angústia, ansiedade e depressão, especialmente entre os profissionais de saúde. Somadas às questões de violência, transtornos por consumo de álcool, abuso de substâncias e sentimento de perda, tornam-se fatores importantes que podem aumentar o risco de uma pessoa decidir tirar a própria vida”, afirmou a psicóloga.
Érica comentou também sobre o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV), informando os contatos e a forma como trabalha: QUERO CONVERSAR (https://www.cvv.org.br/chat/) ou CVV (188).
Dom Félix participou o tempo todo da palestra, com algumas intervenções muito interessantes, e informou que a Rádio Mundo Melhor tem feito permanentemente uma conscientização e sensibilização do ouvinte sobre os sinais comportamentais do suicídio, em apoio ao belíssimo trabalho realizado pelo CVV.
Por Zezé e Ruth – Casal Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar