Amados irmãos, Amadas irmãs,
No segundo domingo do mês de maio comemoramos, com muita gratidão e alegria, o Dia das Mães. A maternidade envolve duas pessoas e determina uma relação única entre mãe e filho. Mesmo quando uma só mulher é mãe de muitos filhos, sua relação pessoal com cada um deles é única.
O mês de maio também é dedicado pelos cristãos à veneração da Virgem Maria, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja na ordem da graça. Toda mulher, olhando para Maria, nela sempre encontrará o segredo para viver dignamente sua feminilidade e maternidade.
À luz de Maria de Nazaré, a Igreja lê no rosto da mulher o reflexo de uma beleza, que é espelho dos mais elevados sentimentos que o coração humano pode acolher: a totalidade do dom de si mesmo no amor; a força capaz de resistir aos grandes sofrimentos; a fidelidade sem limites; a dedicação incansável; a capacidade de conciliar a intuição penetrante com a palavra de apoio e encorajamento.
Parabéns a você, Mãe! Que a Virgem Maria, nossa mãe comum, seja-lhe o modelo perfeito de mulher, mãe, esposa, filha, trabalhadora, empreendedora e consagrada! Que Maria a cubra com o seu manto sagrado e lhe conceda muita saúde, alegria, amor e paz!