/
/
Participação: Senso de Pertença – 1ª parte

Participação: Senso de Pertença – 1ª parte

“Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo” (1Cor 12,27). Participar antes de tudo é dom, ter parte no legado da fé que nos é dada a partir do Batismo. Por ele, fazemos parte da Igreja. Assim como todos os membros do corpo humano, apesar de serem muitos, formam, no entanto, um só corpo, assim também os fiéis em Cristo (1Cor 12,12). Também na edificação do Corpo de Cristo existe diversidade de membros e de funções. É um mesmo Espírito que distribui seus vários dons segundo a sua riqueza e as necessidades dos ministérios para utilidade da Igreja (LG 7).

Nesse sentido, o senso de corresponsabilidade precisa ser redescoberto como dom e não somente como esforço pessoal, do qual brota o engajamento na missão da Igreja, especialmente aquela que se vê concretamente na Diocese. O Dízimo é um exemplo desse engajamento que brota da gratidão pelo dom e é exemplo de corresponsabilidade na missão que deve, de modo ordinário, sustentar nossas comunidades e sua ação evangelizadora, inclusive, para que a Igreja consiga manter-se livre de trocas de favores para percorrer os caminhos da missão que o Espírito indicar.

Em virtude do Batismo, todos os fiéis participam, cada um a seu modo, da vida de Jesus Cristo em seu tríplice múnus sacerdotal, profético e real. Assim, reconhece-se que entre todos os cristãos, no que se refere à dignidade e atuação, há uma verdadeira igualdade, pela qual todos, segundo a condição e a função próprias de cada um, cooperam para a edificação do Corpo de Cristo (CDC cân. 208).

A diocese é “uma porção do Povo de Deus confiada aos cuidados pastorais de um bispo coadjuvado pelo presbitério, de modo que, unida ao seu pastor e por ele congregada, e d’Ele, por meio do Evangelho e da Eucaristia, reunida no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica” (CD 11).

(15ª parte da sequência de artigos sobre a “Ação Evangelizadora da Igreja” | Fonte: Instrumentum Laboris 2 das DGAE 2025).

Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias