/
/
Quando o perfeccionismo pode ser bom ou ruim

Quando o perfeccionismo pode ser bom ou ruim

Segundo os psicólogos, o perfeccionismo tem dois lados da moeda.

O perfeccionismo consiste na busca constante pelos melhores resultados. Isso pode ter um impacto positivo na vida da pessoa. Afinal, o perfeccionista costuma ser estudioso, determinado e dedicado.

Com isso, garante bons resultados no colégio, universidade e mercado de trabalho. Quando esse tipo de pessoa se desafia a algo, pode ter certeza que o resultado final será muito bom!

O problema é que, em alguns casos, o perfeccionismo passa do saudável e se torna uma obsessão. Então, quando a pessoa não atinge o padrão de perfeição que gostaria, acaba de sentindo frustrado, fraco e incapaz.

Também pode acontecer da pessoa perfeccionista viver com muito medo de errar e sofrer de ansiedade. Em casos assim, é fundamental a ajuda de um psicólogo, pois o perfeccionismo pode, inclusive, ser gatilho para doenças como síndrome do pânico, ansiedade e depressão.

Sinais de que o perfeccionismo passou do saudável

  1. Medo constante

Quando a pessoa sente-se frequentemente com medo de que algo dê errado, saia do seu controle, ou decepcione os outros. É um grande medo de errar e de, por conta disso, ser rejeitado.

  1. Pensamento extremista

Não existe um meio termo: ou foi tudo perfeito ou foi completamente horrível. O perfeccionista não consegue ver o lado bom das situações se um pequeno detalhe não sair conforme o esperado. Com isso, ele passa a se sentir desprezível, considerando-se um desastre total.

  1. Frustrações

As frustrações fazem parte da nossa vida e, por isso, precisamos saber lidar com elas. Quando o perfeccionismo passa do limite saudável, a pessoa não consegue aceitar seus erros e sente-se triste e culpado. Também é comum que ela evite novos desafios ou situações diferentes, apenas pelo medo de que não dê certo e que, com isso, ela se frustre.

  1. Preocupação exagerada com a autoimagem

O perfeccionista exagerado quer sempre saber o que os outros pensam de si e das suas ações.

  1. Autossabotagem

É uma maneira irracional de terminar com a ansiedade que o faz sofrer tanto.

Por Pe. Pedro Paulo Lourenço
Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias