Os seminaristas das comunidades do Propedêutico, da Filosofia (residentes em Belo Horizonte) e da Teologia estiveram em retiro nos dias 23 a 25 de fevereiro de 2020. O retiro aconteceu no Centrel e teve como Orientadores a Equipe Formadora: Pe. Francisco Vidal (Reitor e Formador da Teologia), Pe. Marcus Vinicius (Formador da Filosofia) e Pe. Lucas Henrique (Formador do Propedêutico).
Os respectivos orientadores, aproveitando este tempo quaresmal, convidaram os seminaristas a um autoconhecimento, enfatizando a necessidade de sempre voltar o olhar para a Cruz de Cristo, pois é ela que os guia. Não se deixar perder de vista o ponto de partida e almejar sempre na graça de Deus o ponto de chegada. Rogar sempre a intercessão de Maria, pois Ela é o modelo de vocação para todos os vocacionados. Maria que diz o seu “SIM” confiante em Deus. Por isso, todo vocacionado é chamado a dar o seu “SIM” também confiante no amor e na misericórdia de Deus.
No decorrer do encontro, aconteceram muitos momentos de oração pessoal para que todos pudessem refletir cada texto bíblico, cada tema, os textos abordados. Houve também um momento de Adoração ao Santíssimo e, por meio da adoração, os seminaristas puderam reafirmar que é Jesus que está à frente, guiando a vocação de cada um a qual foi chamado.
O retiro teve início no domingo pela tarde e encerrou-se com o almoço preparado pela Equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV), que se prontificou a ajudar servindo na realização de todo o retiro.
Segundo o seminarista Tales Carvalho, “o retiro foi de grande profundidade, muito proveitoso e enriquecedor. Foi muito bem conduzido pelos pregadores e tudo favoreceu à reflexão e à oração”.
Por Seminarista Tales Carvalho