A Comissão para a Liturgia da CNBB disponibilizou roteiros para as celebrações em família do Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão, Sábado Santo e Domingo de Páscoa. As famílias poderão realizar suas celebrações da Palavra em casa, especialmente neste contexto de pandemia.
Novamente a Semana Santa será celebrada no contexto da pandemia da Covid-19, que desde o ano passado nos obrigou a elaborar e adotar normas e práticas de segurança sanitárias que buscassem garantir a defesa e a conservação da vida de nossos fiéis, pelo cuidado com a não disseminação do vírus em nossas celebrações litúrgicas. Por isso, convidamos os fiéis a cultivar momentos de oração em família ou pessoalmente a partir dos subsídios propostos pela Comissão de Liturgia da CNBB.
Confira os subsídios e as indicações para cada dia:
-
Quinta-feira Santa
Nesse dia, a Igreja dá início ao Tríduo Pascal, no qual se celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, mistério central da nossa fé e centro do Ano Litúrgico. Nesse dia celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, assim como o mandamento novo do amor, com o gesto de lava-pés, que pode ser feito em família.
BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA DA QUINTA-FEIRA SANTA
-
Sexta-feira Santa
A celebração da Sexta-feira Santa é para ser realizada a partir das 15 horas. Neste dia, a Igreja nunca celebra a Eucaristia, mas adora a Santa Cruz, celebrando a sua origem (da Igreja) do lado de Cristo que na cruz morre e nesse trono real dá a salvação à humanidade. Nas casas, as famílias voltam seu olhar para aquele que foi crucificado por nós. O rosto de Jesus, contemplado na cruz, é um rosto desfigurado porque está carregado do pecado dos homens, mas é ao mesmo tempo um rosto transfigurado, porque os seus olhos permanecem fixos no Pai, em cujas mãos se abandona.
BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA A SEXTA-FEIRA SANTA
-
Sábado Santo
Dia de recolhimento, no Sábado Santo, a Igreja permanece junto do Sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida à mansão dos mortos, esperando na oração e no jejum sua ressurreição. Nesse dia não há nenhuma celebração eucarística.
BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA O SÁBADO SANTO
-
Domingo da Páscoa
Neste dia a Igreja celebra a Ressurreição de Jesus, que é a razão de nossa fé cristã. É um dia festivo em que a família é chamada a celebrar o mistério da nossa Redenção. A sugestão é que a celebração aconteça antes do almoço ou do jantar e assim seja preparada uma toalha festiva para a mesa e um prato saboroso.