/
/
Santo Antônio

Santo Antônio

Celebramos, no dia 13 de junho, a Festa de Santo Antônio, Padroeiro da nossa Diocese e da Paróquia Catedral de Governador Valadares.

Para os portugueses, conterrâneos de Santo Antônio, ele é Santo Antônio de Lisboa, mas para os italianos, ele é Santo Antônio de Pádua, cidade onde exerceu o seu ministério. De Pádua ou de Lisboa, o importante é que este santo é para nós o grande referencial na fé católica, na vivência dos mandamentos da Lei de Deus. Foi a Santo Antônio que São Francisco incumbiu de ensinar Teologia para os fiéis fracos na fé, para que o Evangelho de Cristo fosse pregado longe das heresias e dos erros, tão comuns naquela época.

O que podemos aprender com Santo Antônio, um santo tão querido e amado no mundo inteiro? Primeiro, a sua fidelidade a Jesus Cristo e ao Evangelho. Santo Antônio procurou levar uma vida santa, desde a sua infância, por causa de uma educação cristã familiar muito séria que ele recebeu. Entrou, primeiramente, na Ordem dos Agostinianos, mas logo saiu; depois, fez parte da Ordem Franciscana. Foi um grande pregador do Evangelho, mas pregava, em primeiro lugar, com a vida. Era tão encantadora a vida deste Santo que até os pássaros queriam ouvi-lo pregar.

Quem vai a Pádua encontra, na Basílica local, um relicário com a língua de Santo Antônio. Graças a ela, a pregação de Santo Antônio foi ouvida por muita gente e, ainda hoje, ecoa em todo mundo, pois ele anunciou o Evangelho de Jesus Cristo, anunciou o amor, a Palavra de Deus, o Reino dos Céus, mas, acima de tudo, Santo Antônio não entregou sua língua ao pecado, à mentira, às fofocas, que tanto mal fazem aos homens nos dias de hoje. Aprendamos com Santo Antônio a usar bem a nossa língua para comunicar palavras que edificam e consolam; e para não deixar que ela seja um instrumento da discórdia e do mal.

A celebração da Festa de Santo Antônio é um convite a nos mergulharmos no mistério de Cristo, a quem Santo Antônio consagrou a sua vida. Santo Antônio foi um homem que acreditou profundamente em Deus e na sua ação em favor da humanidade. Tinha firme convicção do amor de Deus pelos homens, a ponto de enviar o seu Filho Jesus ao mundo para nos Salvar.

Viva, Santo Antônio! Viva, o nosso Padroeiro!

Dom Antônio Carlos Félix – Bispo Diocesano

Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias