A semana de 11 a 17 de agosto de 2019 foi marcante para todo o Brasil, mas para nossa Diocese foi realmente especial! Com a temática “A família, como vai?”, que celebra os 25 anos da Campanha da Fraternidade de 1994, seu Jubileu de Prata, também celebramos o nosso Jubileu de Prata da implantação da Pastoral Familiar na Diocese de Governador Valadares, MG.
Durante a semana foram refletidos os seguintes temas: Família, vocação e juventude; Família e Políticas Públicas; Família, defensora da vida; Matrimônio e Família no plano de Deus, e por fim, o tema central: A família, como vai?
Todas Paróquias que têm a Pastoral Familiar implantada participaram intensamente deste momento com Missas, palestras, carreatas, reflexões na Igreja e nas residências, reza do terço e confraternizações. A Pastoral Orgânica foi fundamental para que todos estes eventos acontecessem.
“A proposta da Semana Nacional das Famílias é indicar a necessidade da família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.” (Trecho retirado do site: Semana Nacional da Família 2019 celebra os 25 anos do tema da Campanha da Fraternidade de 1994 – CNBB).
A família clama por mais amor, dedicação, carinho e paciência dos maridos e esposas, pais e mães, filhos e irmãos. Precisamos ter paz em nossos lares, e está em nossas mãos fazer isto acontecer, sendo este momento uma grande oportunidade de reflexão e apoio dos grupos.
Agradecemos imensamente ao Senhor Bispo, Dom Félix, por toda dedicação à esta missão; à Comissão Diocesana e o Núcleo de Formação, que não medem esforços para que os eventos aconteçam; aos padres e diáconos por todo apoio; aos nossos agentes da Pastoral Familiar por todo empenho e comprometimento, onde buscaram a integração com todas pastorais/movimentos e fizeram acontecer lindamente esta semana que será frutuosa.