O Espírito Santo, do íntimo dos corações, anima e plasma a comunhão e a missão da Igreja, Corpo de Cristo e Templo vivo do Espírito. Crer que a Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica é inseparável da fé em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
A Igreja é una porque possui sua fonte, seu modelo e sua meta na unidade da Santíssima Trindade. Ela é o povo de Deus peregrino sobre a terra para reconciliar todos os homens na unidade do Corpo de Cristo mediante o Espírito Santo. A Igreja é católica porque guarda a integridade e a totalidade da fé e é enviada para reunir num só povo santo todos os povos da terra. A Igreja é apostólica porque edificada sobre o fundamento dos Apóstolos, porque transmite fielmente a fé professada por eles e porque é ensinada, santificada e governada pelos seus sucessores.
A Igreja é santa porque é obra da Santíssima Trindade; foi santificada pela graça de Cristo, que se entregou a ela como Esposo à Esposa e vivificada pelo amor do Pai efundido nos corações mediante o Espírito Santo. Nela, realiza-se a comunhão dos santos no seu duplo significado de comunhão com as realidades santas e de comunhão entre as pessoas santificadas. Assim, o povo santo de Deus caminha rumo à perfeição da Santidade que é a vocação de todos os seus membros, acompanhado pela intercessão de Maria Santíssima, dos Mártires e dos Santos, sendo constituído e enviado como sacramento universal de unidade e de salvação.
(5ª Parte do Artigo de Dom Félix sobre a Sinodalidade na Vida e na Missão da Igreja)