A Pastoral Familiar com apoio da Diocese de Valadares e da TV Kefas realizaram no dia 18 de outubro de 2020, com transmissão ao vivo pela TV Kefas e suas mídias sociais, o “Seminário Famílias e Juventudes” tendo como tema a Exortação Apostólica Christus Vivit.
Os objetivos do seminário foram: Conhecer os jovens da nossa Diocese, levar as famílias e os jovens a compreenderem a importância da Igreja na construção de uma sociedade mais humana e que busca os valores nos ensinamentos de Jesus Cristo, fortalecer o diálogo entre a família, juventude e a igreja, e buscar luzes para construir uma nova realidade onde a família e a Igreja sejam o referencial da juventude.
O Casal Gilberto e Sílvia do Setor Pré-Matrimônio conduziram o seminário, buscando interação com os participantes no estúdio e com os internautas que acompanhavam.
Dom Félix esteve presente realizando a abertura oficial do seminário e conduzindo a oração inicial aos jovens, permanecendo até a reflexão do tema do seminário.
O Padre José Sebastião da Paróquia Santa Rosa de Lima fez a reflexão sobre o tema abordando os assuntos: o ambiente digital, os jovens imigrantes, as verdades que a Igreja quer anunciar aos jovens e o que a Encíclica sugere para uma relação frutuosa e sadia entre a igreja, a família e a juventude.
O Padre Fabrício da Paróquia Nossa Senhora das Graças e assessor do Setor Juventude foi o mediador de um debate muito interessante e diversificado, entre a família e a juventude, onde vários jovens de nossa Diocese partilharam as suas aspirações, suas dificuldades e seus sonhos, e as famílias relataram suas preocupações com a educação dos filhos nos dias de hoje, mas confiam na sabedoria divina para superarem as sombras que a encíclica nos apresentam.
Todos os participantes deste seminário puderam interagir com perguntas, comentários e mensagens, por mais de 4 horas e em tempo real com transmissão pelas redes sociais de todo o conteúdo proposto como: reflexão da palavra, palestras, debates, músicas com o ministério força e vitória, oração do terço e o encerramento do seminário com a Missa, sendo obtido um número expressivo de famílias e jovens conectadas ao mesmo tempo.
A comunidade desempenha um papel muito importante no acompanhamento dos jovens, e toda a comunidade se deve sentir responsável por acolhê-los, motivá-los, encorajá-los e estimulá-los. Isto implica que se olhe para os jovens com compreensão, valorização e carinho, e não os julgar continuamente ou lhes seja exigida uma perfeição que não corresponde à sua idade.