No dia 14 de dezembro de 2019, das 08h00 às 16h00, no Colégio Imaculada Conceição, em Governador Valadares, foi realizada a 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral (8ª ADP), que contou com a participação de 215 delegados de todas as paróquias, 60 padres, 15 diáconos, 05 religiosas, 12 seminaristas, 15 membros do CDP, 12 membros da EDC, além da Equipe Executiva da Assembleia. Ao todo, participaram da 8ª ADP 345 pessoas.
A 8ª ADP começou com um Momento Orante de Perdão, Agradecimento e Súplica, que foi conduzido por Pe. Gustavo. Virlene Mendes fez breve explanação sobre os Pilares da Evangelização segundo as DGAE 2019-2023. Diác. José Luciano explicou a Metodologia da 8ª ADP. A Equipe Executiva orientou um Trabalho em Grupos para propor duas indicações pastorais por Pilar. Os participantes foram para o Cafezinho. A seguir, Pe. Nelito conduziu o Plenário para escolher duas indicações pastorais para cada Pilar. Prof. Wanderley deu Orientações sobre a elaboração do Plano Paroquial de Pastoral. Houve um intervalo para o Almoço. Depois, foi feito um Treinamento nos Grupos para elaboração do Plano Paroquial de Pastoral. A 8ª ADP foi encerrada com um Momento Mariano, conduzido por Irmã Regina, seguido de um Cafezinho, antes do retorno às paróquias.
Indicações Pastorais aprovadas pela 8ª Assembleia Diocesana
Governador Valadares – 14/12/2019 – Colégio Imaculada
PILAR DA PALAVRA:
1- Promover a animação bíblica da ação pastoral, através da leitura orante da Sagrada Escritura nos grupos eclesiais (círculos bíblicos, retiros espirituais, reuniões de pastorais e movimentos) e na Celebração da Palavra.
2- Oferecer formação centralizada na Palavra de Deus, que proporcione um caminho de iniciação à vida cristã, num processo contínuo, partindo do anúncio, culminando com o testemunho e o compromisso missionário.
PILAR DO PÃO:
1- Promover e divulgar a celebração da Missa nas ruas, nas casas e nas periferias geográficas e existenciais (favelas, hospitais, asilos, entidades caritativas, povo da rua), com a participação da comunidade eclesial, coordenada por uma equipe missionária.
2- Fortalecer e incentivar a Pastoral Litúrgica por meio de uma formação mistagógica, valorizando as expressões genuínas da Piedade Popular e a realidade do Povo de Deus, respondendo aos desafios da cultura urbana.
PILAR DA CARIDADE:
1- Incentivar a compreensão e a adoção de um estilo de vida em prol da ecologia integral: desenvolver formas do uso racional e do reaproveitamento da água e de redução do uso de descartáveis; evitar o desperdício de alimentos; promover a coleta seletiva nas paróquias; reduzir o consumo de energia elétrica; apoiar os projetos de recuperação de nascentes e matas ciliares, assim como os projetos de economia popular, solidária e sustentável.
2- Motivar os cristãos leigos e leigas, por meio da articulação dos conselhos de cidadania, ao engajamento social na luta pelos direitos humanos, pela defesa da ecologia integral, pela promoção da cultura da paz e pela proposição e acompanhamento das políticas públicas.
PILAR DA MISSÃO:
1- Despertar a consciência missionária das comunidades, a fim de que valorizem, como espaços de missão, as periferias geográficas e existenciais, com especial atenção aos hospitais, escolas, presídios e universidades, priorizando a pessoa e seu acompanhamento espiritual e social.
2- Criar na diocese a Escola de Fé e Cidadania e de acompanhamento ao legislativo municipal e estimular a presença dos fiéis católicos na reunião da câmara municipal.