Entre os dias 14 e 16 de novembro a Cidade dos Meninos da diocese de Governador Valadares sediou o retiro vocacional que encerra os encontros vocacionais do ano de 2014. O encontro reuniu 17 vocacionados (moças e rapazes) que foram orientados pela pela equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional) e contou com o apoio do reitor do Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, Pe. Anderson e dos seminaristas diocesanos.
O retiro também recebeu a visita do bispo diocesano, Dom Félix, que em breves e importantes palavras deixou sua mensagem aos vocacionados.
Os retiros vocacionais são uma oportunidade dos jovens refletirem profundamente sobre sua vocação e com isso, fazer um discernimento com um melhor conhecimento de si. Ele leva-os a olhar para dentro de si mesmo e conhecer suas dificuldades, limitações, medos, mas, sobretudo a conhecer o que pode realizá-lo, aquilo em que é bom e ter coragem para enfrentar os desafios.
Para o seminarista Vinícius Araújo, “cada retiro vocacional é uma experiência única, somente quem fez pode compreender o seu verdadeiro sentido”. Ele também faz seus agradecimentos: “Agradecemos as Irmãs Azuis que, responsáveis pela Cidade dos Meninos, que nos acolheram com tanto amor e carinho, que Deus as abençoe sempre”.
Os participantes do encontro partilham sobre suas experiências e falam o que o encontro representou para eles:
“O retiro nos deu oportunidade de lançarmos ao nosso primeiro chamado, o amor de Jesus. No contexto em que vimos, não tem lógica, é irracional, não faz acepção. Que independente do nosso passado, é um amor que nos quer e nos deseja”. (Iara Gomes)
“O retiro vocacional foi um momento de reflexão, um momento pessoal com Deus. Onde pude encontrar com o Senhor, através do silêncio. Foi um momento de entrega ao projeto de Deus. O tema escolhido foi a história de vida do Cardeal vietnamita Francisco Xavier Nguyen Van Thuan que nos mostrou o verdadeiro sentido da vocação, que devemos sempre confiar na misericórdia de Deus e se lançar no seu projeto de amor”. (Romério da Silva)
“É uma experiência única de oração e contemplação da natureza, e podemos a cada hora do retiro ter intimidade com o próprio Cristo, o qual nos chama a ser santos e sinto que Ele me chama ao sacerdócio – “Segue-me!” (Mt 9, 9b) – Esta palavra de Cristo nos indica a vocação cristã, a qual podemos viver de várias formas, pois, como diz a Sagrada Escritura: “a cada um é dado manifestar o dom do Espírito em prol do bem comum” (1 Cor 12, 7). No meu caso, senti-me chamado pelo Senhor a viver a vocação sacerdotal diocesana. Educado na fé por minha família, sempre cultivei amor por Jesus e pela comunidade cristã”. (Victor Viana)
“O Retiro Vocacional foi de grande prestígio e proveito. Quando nos desligamos do mundo para refletir sobre o chamado de Deus, vemos o quanto é importante perceber que Deus nos fala e confirma o seu chamado através do nosso silêncio. A dimensão de vida de Dom Van Thuan, percebe o quanto é grande e belo o amor de Deus àqueles que dizem sim ao seu chamado”. (Fábio Junior da Silva)
” ‘Um santo longe da Palavra é um santo falso’ Cardeal Van Thuan. Os textos do Cardeal que motivaram o retiro me ajudaram a perceber melhor a vocação de todos os batizados à santidade, e a vocação específica de alguns homens e mulheres que se enchem da Sagrada Escritura para dar testemunho, em meio a toda adversidade, de sua fé. Assim os momentos de oração, de leitura orante e partilha dirigidos, me ajudaram a examinar minha vocação e aprofundar meu desejo de servir a Deus. Uma experiência edificante e feliz num ambiente de muita fraternidade, e testemunho como é a Cidade dos Meninos”. (Franklim Drumond)
“Foi um momento de oração e interiorização muito importante para nosso discernimento. A reflexão dos textos propostos, em deserto e em bate-papo com o grupo, nos ajudou a compreender algumas situações que também foi muito interessante. Estarmos retirados trabalhando a espiritualidade, foi muito produtivo para nossa caminhada vocacional”. (Tiago Prado)
Texto: Vinícius Araújo
Fotos: Vinícius Araújo e Sérgio Chapelin (Seminário Nossa Senhora Auxiliadora – Governador Valadares)