Neste Ano Eleitoral, você é chamado a exercer sua cidadania, atuando no plano da política, com sua capacidade pessoal e o auxílio da graça divina, para saber distinguir com clareza que “tipo” de eleitor você é.
O eleitor cristão procure fazer de seu voto um ato de amor, votando bem. O seu voto deve ser livre, consciente e responsável, pois é a autorização que você dá a uma pessoa, para que ela o represente no Governo.
Vota bem quem vota com consciência, quem não vende nem troca seu voto, quem não vota em branco nem anula seu voto. Vota bem quem escolhe candidatos honestos, coerentes, competentes, que conhecem a realidade, respeitam a todos, têm uma proposta de governo, não compram votos, assumem o que prometem, ganham a vida de forma honesta, são comprometidos com o povo e justos no que dizem e fazem. Vota bem quem não vota em candidatos que só demonstram interesse pelo povo na época da eleição. Vota bem quem não vota no candidato só porque é parente ou amigo e não é um candidato honesto.
Vota mal o eleitor que vota em alguém para pagar favores: é o que vende o seu voto por favores e nem sequer conhece as propostas do seu candidato. Vota mal o eleitor que vota no mais forte: é aquele que vota apenas nos candidatos mais poderosos e que gastam fortunas em propagandas. Vota mal o eleitor que vota na aparência: é o que não se preocupa com as propostas do candidato, mas apenas com sua aparência física, ou seja, se tem classe ou não. Vota mal o eleitor que cai na conversa dos cabos eleitorais: é o chamado “Maria vai com as outras”. Por não ter se preparado, entra na onda dos cabos eleitorais. Vota mal o eleitor que anula seu voto ou vota em branco: é aquele que gosta de falar mal dos políticos e da situação social do País, mas não percebe que o voto é uma ótima “arma” para mudar tudo isso.
Eleitor consciente é aquele que valoriza o voto. Gosta de analisar, refletir sobre o passado e o presente e acredita num futuro melhor. Também faz questão de acompanhar o seu candidato após as eleições, para poder cobrá-lo de suas propostas.