O padre é ministro de Deus, de Cristo e da Igreja. É chamado a ser homem da comunhão e do serviço. A política partidária é de partidos que buscam o poder. Há, pois, uma incompatibilidade entre ministério presbiteral e política partidária.
Por isso, quero elencar dez razões pelas quais o padre deve fazer Política, enquanto busca do bem comum, mas não deve atuar na política partidária. Ei-las:
- Porque Jesus Cristo rejeitou ser rei e exercer o poder político em Israel.
- Porque a instituição Igreja e os seus ministros sagrados devem exercer o profetismo, ter liberdade religiosa e de consciência; por isso, não podem estar atrelados a nada e a ninguém, como acontece na vida política.
- Porque a política partidária é campo específico dos leigos; aos padres cabe a responsabilidade de bem preparar os leigos para exercerem com dignidade e eficiência esse serviço à sociedade.
- Porque o padre foi preparado para uma missão específica distinta da missão do político, foi formado com o dinheiro da Igreja e houve grande investimento para ser padre e não político.
- Porque o padre tem o fórum da consciência; como ele vai se defrontar com alguém e tomar decisão sem usar o que sabe?
- Porque ser padre é vocação divina, não é uma escolha pessoal; ele foi chamado a ser padre para sempre e não a ser político; é grande equívoco pensar que, justamente por ser padre, é que se deve ser político.
- Porque o direito canônico (cânones 285,3; 286; 287,2) proíbe o padre: de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil; de exercer comércio; e de ter parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, salvo com licença do seu bispo.
- Porque a política partidária busca o poder divide, é de partido, e o padre deve ser um servidor e ministro da unidade.
- Porque a atuação dos padres políticos não tem acrescentado nada para a sociedade em relação à atuação dos fiéis leigos e leigas engajados na política partidária.
- Porque as denúncias comprovadas contra padres políticos denigrem a imagem da Igreja e a imagem dos padres em geral.