Com o calor das terras de Unaí (MG) foram acolhidos os representantes das sete microrregiões do Estado de Minas Gerais, para o 7º Encontro Mineiro da CEBs. Os participantes foram recebidos na sexta-feira, 18 de setembro, na BR 188 em uma tenda, com muita alegria. A Abertura do Encontro foi presidida pelo bispo da diocese de Paracatu, dom Jorge Alves Bezerra, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Unaí, com a presença dos participantes do encontro, famílias acolhedoras, padres, diáconos e religiosas. Durante a celebração foi lida uma carta do presidente do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo metropolitano de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto, motivando a caminhada da CEBs.
Os participantes do encontro vivenciaram a espiritualidade das CEBs e aprofundaram o tema proposto: Desafios do Mundo Urbano, tendo como o lema: Cidade e Campo Gerando Vida!? Com a assessoria do frei Carlos Mesters, aprofundando o olhar sobre os aspectos positivos e negativos do êxodo rural, que cresce como fruto da revolução industrial, criando problemas de família, moradia, saúde, água, transporte, lazer, segurança, cultura e espiritualidade. O censo de 2012 constata que 82% vive em cidades. Julgamos esta realidade com a luz da bíblia e vimos como o próprio Jesus nasceu na roça de Nazaré e, aos 30 anos de idade, foi morar na cidade de Cafarnaum.
Padre Nelito, referindo-se ao papa Francisco, ressaltou que os cristãos tinham tudo em comum, que tudo partilhavam. Os primeiros cristãos davam testemunho da ressurreição de Jesus mesmo diante das perseguições. Afirma que Evangelizar supõe zelo apostólico. Evangelizar supõe na igreja a coragem e a força de sair de si mesma, ir para as periferias, não só as geográficas, mas também as existenciais.
No mesmo dia, os presentes participaram de oficinas de trabalho para debater sobre as juventudes, os povos originários e comunidades tradicionais, a equidade de gênero, terra e água; partilhar experiências e apontar propostas e gestos concretos para a caminhada das comunidades nas (arqui)dioceses de Minas Gerais.
Para a coordenação do evento o 7º Encontro Mineiro da CEBs trouxe um renovado ardor missionário para as comunidades eclesiais de base do estado de Minas Gerais. Os participantes do encontro adquiriram uma renovada esperança, fortificaram sua fé, aprofundaram sua identidade e renovaram sua vivencia comunitária, solidária e amorosa fundamentada na pessoa de Jesus Cristo e na igreja misericordiosa.