/
/
Instituto de Missionários Leigos celebra 5 anos de Criação do Bosque Pe. Nelito

Instituto de Missionários Leigos celebra 5 anos de Criação do Bosque Pe. Nelito

No domingo, 21 de junho de 2026, o Instituto de Missionários Leigos (IMILE) celebrou os cinco anos de criação do Bosque Padre Nelito Nonato Dornelas.

Criado em 2021 pelos membros do IMILE, por meio da iniciativa “Amigo Ecológico”, o bosque abriga atualmente mais de 130 árvores ornamentais, frutíferas e diversas espécies da Mata Atlântica. Implantado às margens da BR-116, em Alpercata (MG), em uma Área de Preservação Permanente (APP), o espaço constitui um tributo vivo ao legado do sacerdote que lhe dá nome.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Félix, e contou com a presença de familiares do Padre Nelito, entre eles quatro irmãos e três cunhados vindos de Abre Campo (MG), além de cerca de 70 membros do IMILE e convidados.

Dom Félix ressaltou a relevância do cuidado tanto com as pessoas quanto com as sementes que encontramos em nosso coração, refletindo se este é um solo fértil ou não.

Após a celebração, foi servido um café de confraternização.

Em seguida, a Comissão para a Ecologia Integral convidou os participantes a se posicionarem ao redor de uma das árvores do bosque e refletirem sobre sua história: quanto esforço foi necessário para o plantio? Quem a trouxe? Lembra-se de que foi um presente de algum membro para outro? Quantas mãos participaram de seu plantio, cuidado e irrigação ao longo desses cinco anos? Houve adubação, capina e outros cuidados essenciais? E a ação de Deus na criação? Quanta energia da natureza foi necessária para seu crescimento? Ela recebeu sol, chuva e orvalho? Encontrou na terra as condições necessárias para florescer?

Após a visita ao bosque, a Celebração foi encerrada.

Governador Valadares, 21 de junho de 2026.

Dilma Dias Brito – Coordenadora do IMILE – Fotos: Ana Dalva

 

Compartilhar:

Outros assuntos:

Mais Notícias