A arte de enfrentar tempestades – 3ª parte

“A barca, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário” (Mt 14,24)

É bom lembrar que o ser humano amadurece através do confronto entre desejo e medo. Não há medo sem um desejo escondido e não há desejo que não traga consigo um medo. O desejo e o medo estão ligados. Temos medo do que desejamos e desejamos o que nos faz medo.

Existe, na natureza humana, a tendência natural de ultrapassar o imediato, de caminhar para a “outra margem”, para arriscar novos horizontes; necessidade de afrontar o perigo, de tentar, de se aventurar.

Mas existe também a tendência oposta de se poupar e de se acautelar, a necessidade inata de evitar o perigo, de se afastar dos obstáculos, de fugir das tempestades. O ser humano que confia é também o ser humano que teme; o ato de coragem carrega, também, o medo.

No nosso crescimento humano e espiritual, o medo não superado, ou o desejo bloqueado, vão gerar tempestades. Ou, pelo contrário, o medo superado, o desejo alcançado, vão permitir o amadurecimento humano. E nossa vida evolui assim, através do nosso desejo de plenitude e o nosso medo de destruição (impulso de vida x impulso de morte).

Todos nós, no nível pessoal ou coletivo, vivemos experiências de tempestades; algumas como um “tsunami”, como este da pandemia que vivemos no atual momento. Estamos diante de uma “onda nova” de risco e de vida, na madrugada de um dia que pode e deve ser de salvação: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” É o que nos pede Jesus.

Uma coisa é sentir medo; outra coisa é permanecer paralisado com medo de arriscar e não aventurar por novas terras, na descoberta infindável que é a vida. Uma coisa é ter medo de uma doença, de uma pandemia; outra coisa é deixar que a doença ou a pandemia paralise sua vida.

Por isso, é preciso não ter medo do medo, e fazer dele uma mediação para o próprio crescimento, descobrindo o desejo de viver que se esconde atrás de cada medo. E que vai permitir ir mais longe.

Fonte: Artigo do Pe. Adroaldo Palaoro, SJ.

Imagem: Por Ludolf Bakhuizen – [1], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6653029