ANO DEDICADO A SÃO JOSÉ

Depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como São José, seu esposo, por causa do papel central dele na história da salvação: o Beato Pio IX declarou-o “Padroeiro da Igreja Católica”, o Venerável Pio XII declarou-o “Padroeiro dos operários”; e São João Paulo II declarou-o “Guardião do Redentor”. O povo, por sua vez, invoca-o como “padroeiro da boa morte”.

Assim, ao completarem-se 150 anos da sua declaração como Padroeiro da Igreja Católica, feita pelo Beato Pio IX em 08 de dezembro de 1870, o Papa Francisco instituiu o Ano dedicado a São José, de 08/12/2020 até 08/12/2021, pois todos podem encontrar em São José um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm também um protagonismo importante na história da salvação.

Nas paróquias da Diocese de Governador Valadares, o Ano dedicado a São José começará no dia 17 de janeiro e terminará no dia 19 de dezembro de 2021. Toda paróquia deve celebrar a Missa Votiva de São José todo dia 19 de cada mês, além de – durante essa Missa, depois da Homilia – rezar a Ladainha e a Oração a São José e cantar o Hino a São José, como forma de prestar nossa homenagem a esse Santo tão querido de todos nós católicos.

HINO A SÃO JOSÉ

Vinde, alegres cantemos / A Deus demos louvor / A um Pai exaltemos / Sempre com mais fervor.

Refrão: São José, a vós nosso amor / Sede o nosso bom protetor / Aumentai o nosso fervor.

São José triunfante / Vai a Glória gozar / E para sempre reinante / No Senhor repousar.

Vós, esposo preclaro / Amantíssimo pai / Dos cristãos, firme amparo / Este canto aceitai.

José, por um decreto / De Deus, o Criador / Desposastes, discreto / A Mãe do Salvador.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.

Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão! Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da Sagrada Família, sede, nós vos pedimos, pai e protetor das nossas famílias, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José, rogai por nós que recorremos a vós.

LADAINHA DE SÃO JOSÉ

Senhor, tende piedade de nós (bis).

Cristo, tende piedade de nós (bis).

Senhor, tende piedade de nós (bis).

Cristo, ouvi-nos (bis)

Cristo, atendei-nos (bis).

Deus Pai do céu: tende piedade de nós.

Deus Filho Redentor do mundo: tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo: tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus: tende piedade de nós.

São José, ilustre descendente de Davi: rogai por nós.

São José, esposo virginal de Maria: rogai por nós.

São José, pai adotivo de Jesus: rogai por nós.

São José, Pai amado: rogai por nós.

São José, pai na ternura: rogai por nós.

São José, pai na obediência: rogai por nós.

São José, pai no acolhimento: rogai por nós.

São José, pai com coragem criativa: rogai por nós.

São José, pai trabalhador: rogai por nós.

São José, pai na sombra: rogai por nós.

São José, padroeiro da Igreja Católica: rogai por nós.

São José, padroeiro dos operários: rogai por nós.

São José, guardião do Redentor: rogai por nós.

São José, padroeiro da boa morte: rogai por nós.

São José, firme amparo dos cristãos: rogai por nós.

São José, modelo de todas as virtudes: rogai por nós.

São José, homem justo segundo o coração de Deus: rogai por nós.

São José, guardião fiel da Sagrada Família de Nazaré: rogai por nós.

São José, confidente íntimo de Jesus e Maria: Rogai por nós.

São José, fiel imitador das virtudes de Jesus e Maria: rogai por nós.

São José, modelo de vida oculta e de íntima união com Jesus e Maria: rogai por nós.

São José, modelo de generosidade para com Jesus e Maria: rogai por nós.

São José, consolado em vossas provações por Jesus e Maria: rogai por nós.

São José, que vivestes em Nazaré na paz de Jesus e Maria: rogai por nós.

São José, revestido de autoridade paternal sobre Jesus Cristo: rogai por nós.

São José, ardente em amor por Jesus e Maria: rogai por nós.

São José, aprendiz da humildade e da misericórdia na escola de Jesus e Maria: rogai por nós.

São José, instruído na vida interior na escola de Jesus e Maria: rogai por nós.

São José, que participais no céu das delícias de Jesus e Maria: rogai por nós.

São José, que ocupais no céu um lugar junto de Jesus e Maria: rogai por nós.

São José, poderoso protetor da Igreja de Cristo: rogai por nós.

São José, compassivo advogado da Igreja: rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo: perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo: ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo: tende piedade de nós.

Rogai por nós, glorioso São José: para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó glorioso São José, consolai e protegei o Papa, os bispos e todo o clero; cuidai e defendei a nossa amada pátria; dai sabedoria aos nossos governantes; rogai por todas as famílias e por todas as congregações religiosas; intercedei por todos os pecadores e pelos que estão no erro. Amém.