Chega de violência e extermínio de jovens

A Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, nasceu no Brasil em maio de 2008, durante a 5ª Assembleia Nacional das Pastorais da Juventude. Surgiu da indignação dos jovens perante os altos índices de mortes juvenis no Brasil, tanto no campo, quanto nas cidades. Uma ação que busca a promover uma cultura de paz, para que a juventude possa viver de forma plena.

A campanha se divide em três eixos centrais: formação sobre o tema das várias formas de violência; a organização de ações de massa, para dar visibilidade ao problema da violência vivida pelos jovens no Brasil; e o monitoramento da mídia que edita as notícias e as manipula segundo os interesses dela.
No Brasil, cerca de 50 jovens morrem, diariamente, vítimas de homicídio. Uma triste realidade vivenciada em nossa Diocese, pois, segundo o mapa da violência 2014 (www.mapadaviolencia.org.br), na cidade de Governador Valadares (de janeiro a junho de 2014), foram registrados mais de 80 homicídios.

Queremos o fim dos principais tipos de violência: simbólica, estrutural e física, e não podemos lidar com essa guerra cruel se não enfrentarmos a matança que começa na subjetividade das pessoas, perpassa as estruturas políticas e acaba na agressão e na morte de tantos jovens.

Definitivamente, a busca de uma cultura da paz não pode ser fragmentada; precisamos juntar cabeças, mãos, pés e corações de homens e mulheres, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de todos os setores da sociedade. Porque esse é um desafio para muitos. É uma tarefa de todo e qualquer ser humano que deseja plantar a semente de um mundo justo, e assim construir um “Outro Mundo Possível”, a “Civilização do Amor”, o Reino de Deus.

Vamos juntar nossas vozes e as nossas bandeiras brancas e coloridas, de todos os tamanhos. Vamos abrir espaços para que os jovens possam dizer em alta voz: “a juventude quer viver! Chega de violência e extermínio de jovens!”.

Diego Cabral – Pastoral da Juventude Diocesana