CNBB lança cartilha para Eleições 2014

Brasília, 07 de Maio de 2014 (Zenit.org) Lilian da Paz |

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para o Laicato, lançou a cartilha Seu voto tem consequências: Um novo mundo, uma nova sociedade. O documento pretende servir de instrumento aos eleitores na hora da escolha de um candidato para as próximas eleições no Brasil, marcadas para outubro.

Dom Severino Clasen, presidente da Comissão e bispo de Caçador (SC), ressalta o protagonismo do leigo nesta iniciativa, que também é inspirada na exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco. “Devemos ser sal da terra também nessas realidades, na construção de um mundo novo”, exorta.

Elaborada pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, a cartilha é dividida em três partes: ver, julgar e agir. Na primeira parte, são tratadas as questões enfrentadas na política nacional, lembrando as manifestações ocorridas no ano passado durante e após a realização da Copa das Confederações.

Na segunda parte, a cartilha dá destaque à desigualdade social e à particular situação de tomada de decisões no país, que pode acarretar uma reforma do sistema político brasileiro. Já na última parte, são traçados caminhos de responsabilidade social e cristã no meio público.

Esta iniciativa da Conferência não é nova. Nas eleições municipais de 2012, 70 mil cartilhas foram distribuídas para as (arqui)dioceses de todo o Brasil.

Copa do Mundo

Durante a 52ª Assembleia Geral, a Conferência também divulgou um folder com orientações sobre a Copa do Mundo. Intitulado Copa do Mundo – Dignidade e Paz, o material busca informar turistas e comunidades locais sobre alguns riscos que surgem em um evento com esta grandiosidade.

Entre os assuntos abordados estão o trabalho escravo no Brasil, exploração sexual, tráfico de pessoas e tráfico de entorpecentes. Além dos alertas, o folder traz a identificação das principais igrejas e santuários das cidades-sede da Copa que terão missas em diferentes idiomas.

Fonte: Zenit