Vocação: Dom e Serviço

Agosto é o Mês Vocacional, durante o qual somos convidados a rezar por todas as vocações eclesiais: a sacerdotal, a matrimonial, a religiosa e a laical.

No primeiro domingo comemoramos a Vocação Sacerdotal e suplicamos ao Supremo Pastor que lhes conceda fidelidade e perseverança no ministério.

No segundo domingo comemoramos a Vocação Matrimonial e rezamos para que os casais perseverem unidos no amor mútuo, junto de seus filhos.

No terceiro domingo comemoramos a Vocação Religiosa e pedimos copiosas bênçãos de Deus para as pessoas que assumiram a missão de evangelizar através da vivência pessoal e comunitária dos votos evangélicos de pobreza, obediência e castidade.

No quarto domingo comemoramos a Vocação Laical e reconhecemos com gratidão a importância da missão do cristão leigo na Igreja, sobretudo como catequista.

Vocação é Dom e Serviço. E Jesus é o modelo exemplar de toda vocação.

Vocação é Dom porque sua origem está em Deus, e não no homem, e Deus chama não por merecimento do homem, mas por pura bondade d’Ele. Deus nos ama e, porque nos ama, nos chama para cooperar com Ele na Obra da Criação e da Salvação.

Vocação é Serviço porque não visa status, promoção, fama, poder, riqueza, prazer, vantagens humanas. Deus nos chama para servir: servir a Ele na pessoa do próximo, fazendo-se próximo de todos, especialmente dos pobres e pecadores, dos que vivem nas periferias geográficas e existenciais.

Jesus é Modelo de Vocação como Dom e Serviço. Ele passou a vida fazendo o bem a todos, sobretudo às pessoas mais necessitadas de sua ajuda material e espiritual. Sendo Senhor e Mestre, na última Ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos para ensinar que Ele não veio para ser servido, mas para servir e dar Sua vida em resgate de muitos.

A Igreja continua a missão de Jesus, mas é discípula e servidora (samaritana).

O cristão é discípulo missionário de Cristo, como a Igreja e enquanto Igreja.

Portanto, quatro são os pilares da missão do cristão, enquanto dom e serviço:

– Servir ao Senhor com alegria (Sl 99, 2), na alegria do Evangelho.

– Servir uns aos outros no amor (Gl 5, 13): no amor afetivo e efetivo.

– Servir sem temor todos os dias da vida (Lc 1, 75): durante toda a vida.

– Servir ao Senhor na provação (Eclo 2, 1): provação dos ídolos e dos idólatras.

Dom Félix – Bispo de Governador Valadares