No dia 29/04/2024 (segunda-feira), foi realizada na cidade de Caratinga, na Paróquia São Judas Tadeu a reunião da comissão com a presença do Bispo Diocesano Dom Juarez Delorto Secco. A reunião teve início às 10h com uma oração coordenada pela equipe da diocese de Caratinga, em seguida a reunião foi coordenada por Wellington Azevedo que apresentou o histórico da Comissão do Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana, bem como sua missão e objetivos. A comissão que foi constituída em 15/02 de 2015 após a realização de um grande seminário, sua composição sendo de um padre e três leigos de cada diocese da província. A comissão tem como missão: Despertar e formar, a partir da fé e por atuação política, a consciência coletiva dos povos e comunidades para ações de resistência, defesa da ecologia integral e cuidado para com a Casa Comum; Seus objetivos: Acompanhar, na Província Eclesiástica, as realidades socioeconômicas e ambientais que afetam as comunidades na defesa da vida, à luz da ecologia integral e da sociedade do Bem-Viver.
Hoje a Comissão se articula junto a Rede Igrejas e Mineração, compõe o Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Doce e o Instituto Padre Nelito Dornelas. Com esta articulação são realizados seminários, e após o rompimento da barragem de Fundão/Mariana em 2015, decidiu-se realizar a Romaria das Águas e da Terra na Bacia do Rio Doce.
Wellington também comentou sobre a criação da Comissão Episcopal Regional para Ecologia Integral da CNBB Leste II que tem como Bispo referencial D. Francisco Cota de Oliveira da Diocese de Sete Lagoas.
No segundo momento da reunião foi discutido o ponto de pauta da 7ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce
Com o Tema: Bacia do Rio Doce, Nossa Casa Comum e o Lema: Construindo novos céus e nova terra, com repactuação justa e participação popular (Is 65,1), celebraremos a 7ª Romaria das águas e da terra da Bacia do Rio Doce, nutridos com a força do Espírito Santo em Romaria, nos tornamos todos romeiros com o acolhimento cuidadoso da Paróquia de Santo Antônio e com a abertura e aceitação da Diocese de Governador Valadares, desejamos que todas e todos estejam bem.
Para melhor organizar a romaria foi proposto dois grandes momentos:
A primeira semana dos dias 01 a 09 de junho como abertura do mês meio ambiente, convidamos você, sua pastoral, movimento, grupo, comunidade, Paróquia e Diocese celebre da melhor forma possível a cartilha em preparação da romaria, motivando para nossa Romaria. Que nossa Província Eclesiástica de Marina em suas quatros (Arqui)Dioceses, e as dioceses da bacia do Rio Doce. Na mesma sintonia para celebrarem conosco esta primeira semana de junho e o Dia do Meio Ambiente (05/06), participando do anúncio e denúncia de tudo nos degrada e mata.
Em seguida realizaremos a Semana Missionária nos de 10 a 15 de junho na Diocese de Governador Valadares/ Paróquia de Santo Antônio – Naque. Estamos encaminhando uma carta com as fichas de inscrição em anexo.
Esperamos que em articulação com as pessoas e as organizações sociais da cidade e do campo consigamos realizar a 7ª Romaria de 2024, sendo um acontecimento marcante e com ousadia profética floresça flores e frutos para o bem da Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum! A luta do povo das Águas e da Terra por justiça é de todos!
A Romaria é um movimento de anúncio e denúncia, de busca de transformação social, de garantia de direitos e de valorização da cultura e diversidade. Um momento especial de caminhada, celebração, partilha e troca de alegria. Venha participar com a gente no dia 16/06/24. Quantos já estão articulados de Paróquia ou grupo? Procure sua Paróquia e Diocese e se junte a esta caminhada que nossa! Um abraço fraterno!