A paróquia da Catedral de Santo Antônio vivenciou um momento de grande perda no dia 2 de outubro com o falecimento de Diácono Antônio B. Rodrigues, (Diácono Toninho).
As últimas homenagens foram feitas na celebração de corpo presente, que contou com a presença de padres de várias paróquias de Valadares e foi presidida pelo bispo Dom Félix.
Em sua homilia, Dom Félix chamou a atenção para o comportamento humano diante das perdas: “É normal, é natural nós chorarmos a morte daqueles de quem amamos e é bom que cheremos muito porque aliviamos a alma e também começamos a nos perguntar mais pela vida da gente”. E apresentando a pessoa do Cristo ressuscitado, acrescenta: “A nossa fé no Espírito Santo, ao mesmo tempo que estamos tristes, nos faz renovar o sentimento de perda. E é Jesus que nos oferece uma nova chance, Ele é quem vai renovar a nossa fé e a nossa vida com seu amor”.
A celebração também contou com as palavras de conforto e elogio do pároco da Catedral, Pe. Vidal, que falou do exemplo de vida do diácono: “Há dez anos estou trabalhando na paróquia Santo Antônio e há dez anos também acompanhei de perto a vida do nosso diácono. Um homem de profunda humildade, mas do seu lado, um coração cheio de amor, de bondade em favor do reino, da nossa paróquia”. Pe. Vidal fez questão de falar sobre a grande contribuição no tratamento de saúde do bispo emérito, Dom Werner, no momento em que ele chegou a ficar acamado. E finalizou fazendo um agradecimento em nome de toda paróquia: “Nesta noite só nos cabe agradecer pela vida dele, obrigado Senhor pelo testemunho de simplicidade e doação”.
O coordenador dos diáconos, Diácono José Álvaro Pimenta também tomou a palavra para partilhar o quê significou o serviço do diácono Toninho durante sua vida: “Ele conduziu sua caminhada diaconal com uma serenidade dedicando ao conhecimento da sagrada escritura e algo mais do que isso, foi uma vida que trouxe para nossa paróquia, excessiva caridade. Pelos momentos em que ele se colocava no prática da caridade junto ao lar dos velhinhos, pelos momentos em que ele fazia caridade às pessoas desta cidade, as quais, ele ajudou na cura de suas enfermidades. Muitas foram as pessoas desta cidade de Valadares que tiveram a cura pelo conhecimento que ele tinha da Farmatologia”.
E assim, Diácono Pimenta finalizou o momento de condolências, colocando a história de vida de diácono Toninho como exemplo a seguir para todos e cumprimentando os seus familiares. Em oração, ele intercedeu a Deus para que a dor que todos estivessem sentindo fosse transformada no testemunho da alegria do evangelho de Jesus.
O sepultamento foi realizado no dia seguinte, iniciado com a celebração presidida por Dom Werner, às 6:30h da manhã. Às 9:00h foi feita a oração de encomendação e em seguida o sepultamento.