A diocese de Juiz de Fora (MG) completará, no próximo dia 1º de fevereiro, 90 anos de criação. Nesta data, no ano de 1924, o município, assim como toda a região da Zona da Mata mineira, se desmembrava da Arquidiocese de Mariana por meio da solicitação de seu arcebispo, dom Helvécio Gomes de Oliveira, e aceite do então Papa Pio XI.
Para marcar esta importante data, a Arquidiocese – posto conquistado em 14 de abril de 1962 – organizou uma série de atividades comemorativas. A primeira delas será a realização, por parte de todas as paróquias, de um tríduo eclesial vocacional, a ser iniciado no próximo dia 29 de janeiro.
De acordo com o arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, a Catedral Metropolitana será o foco de todas as solenidades que marcarão o tríduo. “Cada paróquia receberá um roteiro para saber como realizá-lo. Já na Catedral, ele terá uma solenidade ainda maior, já que vamos inaugurar detalhes que estão sendo agora reformados e restaurados naquele templo”, afirma.
No dia 29 de janeiro (quarta-feira), às 19h, os novos piso e presbitério da igreja serão bentos e inaugurados. A partir da reforma do local, o chamado altar-mor será todo de pedra granito, respeitando os critérios dos elementos históricos e artísticos pedidos pelo Concílio Vaticano II. Às 19h da quinta-feira (30), será o momento da sagração, da dedicação do novo altar e também do novo ambão, onde são feitas as leituras da Palavra de Deus.
No dia 31 de janeiro (sexta-feira), às 19h, também na Catedral Metropolitana, haverá a chegada e entronização de uma imagem de Santo Antonio, padroeiro da Arquidiocese. A peça, que foi restaurada, foi a primeira imagem utilizada na Capela da então Vila de Santo Antônio do Paraibuna, no século XVIII.
No sábado, 1º de fevereiro, data da grande festa dos 90 anos, será realizada, às 9h, uma grande solenidade na Catedral em ação de graças. Na ocasião, serão ordenados dois novos padres – diáconos Gleydson Pimenta de Faria e Wesley Carvalho Neses e quatro diáconos – seminaristas Fransérgio Garcia da Silva, José Maria Vieira Novaes, Leonardo Loures Valle e Welington Nascimento de Souza. Após a celebração haverá um almoço festivo para mil talheres no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, contando com a participação de pessoas convidadas, autoridades e religiosos.
Também fará parte das comemorações dos 90 anos da Diocese uma exposição histórica e artística, que será instalada nas dependências do novo prédio da Cúria Metropolitana. O local, no qual todas as paróquias da Arquidiocese serão representadas por um símbolo ou imagem, será aberto à visitação do público no dia 1º de fevereiro.
Além disso, quatro comunidades da Arquidiocese serão elevadas a paróquias, totalizando 90. São elas: Comunidade Nossa Senhora de Fátima (pertencente à Paróquia São Pedro, em Juiz de Fora); Comunidade Nossa Senhora da Glória, em Santos Dumont; Comunidade São Sebastião, em Senador Cortes; e uma comunidade da cidade de São João Nepomuceno, ainda sem padroeiro definido.
Vale destacar que os 90 anos da Diocese serão lembrados em eventos realizados ao longo de 2014, que terão programação divulgada nas datas apropriadas. Podem ser citadas as Semanas Teológica e Filosófica, sediadas no Seminário Santo Antônio, a festa de Corpus Christi e uma grande celebração no mês de maio, que contará com a presença do Padre Reginaldo Manzotti.
Outras Informações:
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora
(32) 3229-5450