A chegada do NOVO ANO traz a esperança de dias melhores para todos, mas a PAZ NA TERRA é um edifício que é construído sobre os pilares da verdade, da justiça, do amor e da liberdade, valores necessários para existir relações harmoniosas entre as pessoas e nações.
A VERDADE é o primeiro pilar, porque inclui o reconhecimento de que os seres humanos não são mestres de si mesmos, mas são chamados a cumprir a vontade de Deus, que é a Verdade Absoluta. Nas relações humanas a verdade implica sinceridade, que é essencial para a confiança mútua e para o diálogo frutuoso que conduz à paz.
Não há, porém, paz sem JUSTIÇA, sem respeito pela dignidade e pelos direitos da pessoa humana. A falta de justiça nas relações individuais, sociais e internacionais é a causa de tão grandes perturbações no mundo de hoje e o que gera tanta violência.
A justiça deve ser temperada pelo AMOR, que nos dá a capacidade de reconhecer que pertencemos a uma só família humana e de ver no outro um irmão e não um inimigo.
Isso supõe a LIBERDADE, que é a característica essencial da pessoa. A liberdade permite que a pessoa possa agir de acordo com a razão e assumir a responsabilidade pelas próprias ações. Cada pessoa é responsável diante de Deus pela sua contribuição à sociedade.
Por último, acrescentamos a ORAÇÃO. Somos fracos e temos dificuldade de viver esses ideais. Por isso, precisamos da ajuda de Deus e temos de implorá-la com humildade.
Desejo a todos um ANO NOVO repleto de saúde, alegria e paz.
Governador Valadares, janeiro de 2016.
Dom Antônio Carlos Félix – Bispo Diocesano