Assistentes Eclesiásticos: Pe. Irineu, Pe. Fabrício (Escolápio)
A evangelização da juventude interessa muito à Igreja e aos seus pastores. Temos um compromisso sério com a formação das novas gerações que, pressionadas por tantas propostas de vida, necessitam de muito discernimento, de coragem, de verdadeiros caminhos e, principalmente, de nossa presença amiga. Estamos certos de que o presente e o futuro da própria Igreja dependem desta nossa opção afetiva e efetiva pelos jovens.
A ação pastoral da Igreja com os jovens, ou Pastoral da Juventude, pode ser endereçada a jovens rurais, estudantes, universitários ou operários. Ela visa formar e articular grupos de jovens, assessorados por adultos, tendo em vista a oração, o estudo, a partilha da vida e a ação transformadora na sociedade.
Para que nossa ação pastoral junto aos jovens seja frutuosa, é preciso levar em conta a realidade cultural e o perfil da nova geração de jovens, seguindo as seguintes linhas de ação: formar o jovem em todas as dimensões em vista do discipulado; favorecer aos jovens a experiência de Deus mediante a oração pessoal e comunitária, a participação na comunidade e a vivência dos sacramentos; ter um projeto pastoral compartilhado, apostar nos pequenos grupos e nos eventos de massa, organizar os grupos de jovens em uma rede; identificar e capacitar assessores adultos, pois não há processo de educação na fé sem acompanhamento, e não há acompanhamento sem acompanhante; favorecer uma fé madura e crítica e não apenas uma fé emocional ou infantil; atuar no sentido de garantir o direito dos jovens à vida digna e ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades, através dos seguintes meios: educação, trabalho e renda, cultura e lazer, segurança, assistência social, saúde e participação social.
A evangelização da juventude passa pelo fortalecimento das estruturas organizativas que acompanham o processo de educação na fé dos jovens e pela organização de uma coordenação mais ampla – que pode ser chamada de Setor Juventude – que envolva todas as forças eclesiais que trabalham com jovens: PJ, PV, Vicentinos, EAC, RCC, Cursilhos, Pastoral da Crisma…