No último domingo (27), no Colégio Ibituruna, aconteceu o I Encontro de Formação para Agentes da Pastoral da Comunicação das paróquias da Diocese de Governador Valadares, participaram do evento cerca de cem pessoas.
Na abertura dos trabalhos o bispo da Diocese de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, apresentou a formação da Pascom a nível diocesano e abriu para apresentação por setores. Estavam também do encontro e apoiaram na organização e nas atividades, os seminaristas diocesanos do Propedêutico.
O jornalista e membro da Pascom diocesana, André Figueiredo, apresentou o verdadeiro significado da Pastoral da Comunicação e, para seu espanto, a maioria dos presentes não conhecia o termo “PASCOM”. De acordo com André, a Pascom deve transmitir as atividades pastorais e litúrgicas das paróquias e dar suporte a todas as outras pastorais no que diz respeito à divulgação dos seus eventos e ações. “Outro cuidado importante da pastoral da comunicação é com o zelo da imagem de nossa Igreja. Devemos ter um carinho com a nossa Igreja Católica e fazer com que a imagem espiritual do católico seja repassada”, frisou André.
Voltando a conduzir o encontro, Dom Félix, destacou as atribuições da Pascom, a função dos seus agentes e a comunicação interna e externa da Igreja Católica. “A Pascom está a serviço da Igreja. Não é uma pastoral a mais na Igreja, não visa divulgar a si própria, mas as ações realizadas na comunidade. Nesse sentido, a Pascom é a pastoral do ser comunidade e do estar em comunhão”, disse.
Ainda na parte da manhã, Dom Félix celebrou uma Missa para os novos agentes da Pastoral da Comunicação e lembrou a todos que era o Dia Bíblia, o primeiro meio de comunicação da Igreja Católica e o dia do aniversário de 78 anos do Bispo Emérito de Governador Valadares, Dom Werner.
Oficinas da Pascom
Na parte da tarde, os encontristas foram divididos em quatro grupos de trabalho, onde foram repassadas oficinas sobre: redação; redes sociais; rádio; e designer gráfico. O radialista, Benedito Silvestre, juntamente com o membro da Pascom diocesana, Danilo Augusto, ministraram juntos a oficina de rádio, com o objetivo de ensinar as tecnologias usadas no rádio e também as formas simples que a internet proporciona para criação de web rádios.
A jornalista, Fabiana Conrado, repassou algumas técnicas de redação jornalística. A designer gráfica, Andréia Marçal, ensinou a fazer a manipulação em softwares de edição de imagens. Para finalizar, André Figueiredo ministrou o tema, “Redes Sociais”, apresentando procedimentos específicos para o bom uso e como alcançar ainda mais público em suas postagens.
Fotografia em foco
O empresário e Ministro da Sagrada Comunhão, da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, Oscarlos Teixeira, estava com uma companheira inseparável: a câmera digital. Ele fez vários cliques durante o encontro e disse estar satisfeito com a experiência. “Agora, depois desse encontro de formação para Pascom, vamos conseguir fazer um trabalho de qualidade na nossa paróquia. Vamos conseguir colocar em prática aquilo que muitas vezes fica apenas na nossa cabeça”, lembrou Teixeira.
Em um terceiro momento, os participantes acompanharam uma palestra sobre técnicas e orientações de fotografia durante as celebrações. Para finalizar as atividades, também foram repassadas algumas dicas sobre entrevista e conteúdo para as redes sociais.
Fotos: Sabrina e Oscarlos Teixeira